Durante o GP da Hungria, Lewis Hamilton demonstrou publicamente sua frustração ao declarar que “se sente inútil” em meio ao difícil momento que enfrenta na Ferrari. Em resposta, duas das principais figuras da Fórmula 1 — Toto Wolff, chefe da Mercedes, e Stefano Domenicali, CEO e presidente da categoria — saíram em defesa do heptacampeão, ressaltando seu valor e o potencial de recuperação.
Após mais de uma década de parceria e amizade construída na Mercedes, Toto falou com sinceridade e empatia sobre o estado emocional de Hamilton após o forte desabafo do britânico no circuito de Hungaroring.
“Isso é o Lewis sendo transparente com suas emoções. Foi exatamente o que ele sentiu no momento em que foi questionado, logo após a sessão. Ele estava duvidando de si mesmo, e isso já aconteceu antes. Quando sente que não correspondeu às próprias expectativas, e que a equipe também tinha seus objetivos, ele reage assim”, explicou. “Ele é emocionalmente transparente desde que era um garoto, um jovem adulto. Então, ele vai se cobrar. Ele é o maior de todos os tempos. E sempre será, ninguém vai tirar isso dele. Certamente não é um fim de semana ou uma temporada que não saiu como o planejado [que vai tirar isso dele]. É algo que ele precisa lembrar, que ele é o maior de todos os tempos”, acrescentou o dirigente austríaco.
“Lewis tem assuntos pendentes na Fórmula 1, então, da mesma forma que a Mercedes teve um desempenho abaixo do esperado neste último conjunto de regulamentos e nunca ficou satisfeita com carros com efeito solo, talvez isso esteja ligado ao estilo de pilotagem. Ele não deve ir a lugar nenhum no ano que vem com carros novinhos em folha, que são completamente diferentes de pilotar, com novas unidades de potência que precisam de uma maneira inteligente de gerenciar a energia, então Lewis está absolutamente certo. Espero que ele continue por muitos mais anos”, completou Toto.
Em paralelo, Domenicali também expressou confiança na recuperação de Hamilton após a pausa de verão da F1. O heptacampeão ocupa apenas a sexta colocação no Mundial de Pilotos e ainda não subiu ao pódio vestindo o icônico macacão vermelho.
“Antes de tudo, Lewis é uma joia, um atleta incrível. Então, mesmo que esteja passando por um momento difícil, ele vai reagir, e tenho certeza de que vai mostrar o motivo de estar aqui. […] Ele quer conquistar seu oitavo título e vai triunfar novamente. Portanto, fiquem com Lewis. Ele fará uma grande corrida e estará muito, muito forte após as férias de verão”, garantiu o italiano.
Hamilton terá agora um tempo de descanso para recuperar as energias de olho na segunda metade do campeonato. A F1 retorna apenas no último fim de semana deste mês com as atividades para o GP da Holanda, com cobertura completa do BandSports.






