Neste domingo, 25, completam-se 13 anos da inesquecível temporada de Lionel Messi pelo Barcelona em 2011-12, quando o argentino alcançou a marca de 73 gols com a camisa blaugrana, um recorde para uma temporada em competições oficiais. O último compromisso do clube foi na final da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao, no dia 25 de maio, em vitória por 3 a 0. Na ocasião, o argentino marcou um dos gols da partida.
Além da Copa do Rei, Messi ainda liderou o Barça em outros títulos naquela temporada. Ao longo de 60 partidas, também conquistou o Mundial de Clubes da FIFA, a Supercopa da UEFA e a Supercopa da Espanha. O time ainda foi vice-campeão da La Liga, apesar de ter somado 91 pontos, e chegou à semifinal da Champions League, eliminado pelo Chelsea, que acabou campeão.
Com outros nomes de peso, como Piqué, Iniesta, Xavi, Busquets, Mascherano e David Villa, a equipe disputou 62 jogos, com 45 vitórias, 13 empates e apenas 4 derrotas. O time balançou as redes 182 vezes (Messi teve participação direta em 102) e sofreu apenas 48 gols. Vivendo o auge de sua carreira, Messi ainda levou os principais prêmios individuais da temporada: Bola de Ouro, Chuteira de Ouro, Jogador do Ano da UEFA e também foi artilheiro tanto no Campeonato Espanhol quanto na Champions League.
Ao longo de toda sua passagem pelo Barcelona, Messi conquistou 41 títulos, entre eles, quatro Champions League e dez Campeonatos Espanhóis. Em 17 temporadas pelo clube, foram 778 jogos e 672 gols, números que fazem dele o maior artilheiro e o jogador que mais vezes vestiu a camisa blaugrana. Nos tempos de Barcelona, ainda se destacou individualmente pela conquista de sete Bolas de Ouro e seis Chuteiras de Ouro.
Carreira após o Barcelona
Após passagem vitoriosa pela Catalunha, Messi despediu-se do Camp Nou em 2021 e seguiu para uma nova etapa no Paris Saint-Germain, onde não repetiu o mesmo sucesso. Já em 2023, Messi deu início a um novo ciclo nos Estados Unidos, ao assinar com o Inter Miami, poucos meses após conquistar a Copa do Mundo no Catar. Mais do que uma simples transferência, a escolha pelo futebol norte-americano foi estratégica. Além de atuar em campo, Messi passou a se envolver em projetos que ampliam sua presença fora das quatro linhas, desde ter participação nos lucros à possibilidade de tornar-se acionista do clube no futuro.
Seguindo na mesma linha, o craque, buscando explorar também o mercado latino, lançou uma experiência imersiva inédita para que os fãs pudessem vivenciar sua carreira de uma maneira nunca vista. Chamada “The Messi Experience – A Dream Come True”, a exposição oferece ao público a chance de reviver os principais momentos da carreira do craque, a partir de projeções em 360 graus, experiências interativas e tecnologias que possibilitam até mesmo treinar como o argentino nos tempos do Barcelona de Pep Guardiola.
Após passar por cidades como Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo e San Juan, a exposição chegou ao Brasil e está em São Paulo, com duração até agosto. Um convite para torcedores e admiradores mergulharem no universo de um dos maiores jogadores da história do futebol.






