Fã declarado de tênis, o papa Leão XIV recebeu nesta quarta-feira, 14, no Vaticano, o tenista italiano Jannik Sinner. O número 1 do mundo aproveitou uma folga entre um jogo e outro do Masters 1000 de Roma para visitar o pontífice.
Acompanhado de familiares e do presidente da Federação Italiana de Tênis e Padel (FITP), Angelo Binaghi, Sinner apresentou ao papa os troféus das Copas Davis e Billie Jean King conquistados pela Itália na disputa por seleções no masculino e feminino no ano passado, em Málaga, na Espanha. O líder do ranking ainda presenteou Leão XIV com uma raquete e o convidou para bater uma bola.
“Você quer jogar?”, perguntou Sinner. Bem-humorado e mostrando os móveis e as lâmpadas ao redor, o sumo sacerdote declinou do convite: “Vamos deixar assim, é melhor não fazer isso aqui”, falou ele.
O pontífice ainda ganhou um cartão de membro da FITP, comentou sobre a vitória de Sinner sobre Francisco Cerúndolo na última rodada do Masters 1000 e perguntou como ele estava indo no torneio. “Estamos no jogo, no começo foi difícil, mas vencemos três partidas”, respondeu o tenista.
Além de acompanhar tênis, o papa também é um praticante do esporte. “Considero-me um jogador de tênis bastante amador. Desde que deixei o Peru, tive poucas ocasiões para praticar, então estou ansioso para voltar à quadra”, afirmou o então cardeal Robert Francis Prevost em entrevista ao site da Ordem de Santo Agostinho, em 2023.
“Sim, a paixão do papa pelo esporte é bem conhecida”, atestou Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano.
Antes de deixar o Vaticano, Sinner se confessou com o Santo Padre. Após a bênção papal, o número 1 do mundo agora se prepara para voltar à quadra para as quartas de final de Roma, nesta quinta-feira, 15.






