A notícia da morte do zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, na noite de terça-feira, 27, causou comoção no mundo do futebol. O jogador do Nacional sofreu um mal súbito durante jogo contra o São Paulo, no Morumbis, na quinta-feira da semana passada em partida válida pela Libertadores. Desde então, ele estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, e teve morte encefálica.
O São Paulo foi um dos primeiros a se pronunciar e lamentou a morte de Izquierdo.
“Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan”, publicou o Tricolor.
Grandes nomes do futebol uruguaio também lamentaram a morte do zagueiro, entre eles Luis Suárez, Cavani, De La Cruz e Diego Forlán.
“Dor, tristeza, difícil de explicar. Que descanse em paz e muita força para sua família e seus amigos”, escreveu Suárez em suas redes sociais.
Além do São Paulo, diversos outros clubes, atletas e confederações se manifestaram. Praticamente todos os times do Brasil, Argentina e Uruguai também lamentaram a morte de Izquierdo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou um minuto de silêncio em todos os jogos desta quarta-feira, 28.
O Campeonato Uruguaio foi paralisado e não há previsão para ser retomado. Os familiares de Izquierdo também chegaram ao Brasil nos últimos dias para acompanhar o processo. O zagueiro tinha acabado de ser pai pela segunda vez.
Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @Nacional.
Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de… pic.twitter.com/DMC9aHAvmU
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 28, 2024