O PSG é o primeiro campeão da temporada 2025/2026 do futebol europeu. Nesta quarta-feira, 13, o time francês buscou o empate por 2 a 2 nos acréscimos contra o Tottenham e levou a melhor no pênaltis por 4 a 3 na decisão da Supercopa da Europa, competição que reúne dos campeões da Liga dos Campeões e da Liga Europa da temporada passada.
O confronto no Bluenergy Stadium, em Udine, começou com bastante cautela de ambos os lados. A primeira grande oportunidade surgiu apenas aos 22 minutos, quando Richarlison exigiu boa defesa do goleiro Chevalier. O vencedor da Champions tentava responder com Barcola e Doué, mas nenhuma das investidas ofereceu real perigo.
A rede balançou aos 38 minutos em jogada de bola parada. Vicario cobrou falta na área, Romero cabeceou e Van de Ven disputou no alto. A bola sobrou para João Palhinha, que finalizou com força, obrigando Chevalier a espalmar, e a bola ainda acertou o travessão. Van de Ven apareceu por trás, aproveitou o rebote e completou para o fundo das redes para fazer 1 a 0 Tottenham.
A vantagem dos ingleses aumentou logo aos três minutos da etapa final. Em nova bola levantada na área, Romero cabeceou e contou com a falha de Chevalier para anotar o segundo. O PSG não desanimou e descontou em um belo chute cruzado de Lee Kang-In aos 40. Nos acréscimos, aos 48, Dembélé cruzou da direta e o português Gonçalo Ramos mostrou faro de artilheiro para cabecear na pequena área e levar a decisão para os pênaltis.
Solanke colocou o Tottenham à frente e Vitinha mandou a primeira cobrança do PSG para fora. Bentancur bateu firme e marcou o segundo dos Spurs. Gonçalo Ramos acertou uma pancada no meio do gol e fez o primeiros franceses. Chevalier pegou a cobrança de Van de Ven e Dembélé fez 2 a 2. Tel bateu para fora e deu a chance para o PSG passar à frente com Lee Kang-In, que cobrou com categoria e fez 3 a 2. Pedro Porro manteve o Tottenham vivo, no entanto, Nuno Mendes converteu a quinta cobrança e garantiu o título inédito do PSG.
As duas equipes se concentram agora nas estreias das ligas nacionais. O PSG visita o Nantes no domingo, 17, pela primeira rodada da Ligue 1. Já o Tottenham abre a Premier League em casa contra o Burnley no sábado, 16.






