O presidente do Sport, Yuri Romão, não resistiu ao rebaixamento antecipado do clube para a Série B do Brasileirão e comunicou em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 14, que deixará seu cargo no dia 31 de dezembro de 2025. A decisão de adiantar o fim do mandato veio após uma sequência de crises do clube, e com isso, Yuri renunciou ao biênio que finalizaria em 2026.
“Nessa última reunião, a gente [diretoria] tomou uma decisão que o presidente Yuri Romão fica até o dia 31 de dezembro. Ao final desse período a gente chama a auditoria, que já é normal, por conta da Lei Pelé”, disse o presidente em terceira pessoa.
“E logo após a auditoria, convocamos uma eleição para que se escolha um novo dirigente para tomar conta do Sport. Provavelmente será um mandato tampão, e no final de 2026 novamente se faz a eleição para o triênio”, continuou.
Yuri esteve na presidente do Sport desde o início de 2022, quando atuou interinamente após a renúncia do ex-presidente Leonardo Lopes. Na sequência, o atual dirigente venceu a eleição do biênio 2023/24 com 96,50% dos votos contra o candidato Luciano Bivar. No final de 2024 e com o acesso à elite do Campeonato Brasileiro, Romão foi reeleito a mais um biênio com 82,67%.
“Não é renúncia, estou antecipando uma eleição e fico até a chegada de um novo presidente. O novo presidente vai receber o bastão da minha mão”, declarou o mandatário.
“Eu poderia muito bem largar aqui e “toma que o filho é teu”. Não faço aqui, não faço em canto nenhum. Fui talhado na vida dessa forma, vou continuar tendo essa responsabilidade. Temos como garantir receitas para finalizar o ano não com 100% das coisas pagas, mas muito próximo disso, inclusive as rescisões que precisamos fazer ao longo do ano.”
Para o planejamento de 2026 do clube, Yuri afirmou que tomará as decisões na próxima semana após análise com a diretoria.
“Sobre o departamento de futebol, diante do que a gente teve esse ano, que foi trágico, a grande verdade é essa, se faz necessária uma análise muito profunda. E a gente vê quem fica e quem sai.”
“Tenho nesse final de semana o compromisso comigo mesmo e com o Sport de chamar algumas pessoas e fazer essa análise profunda. Não tem ninguém garantido. De cima a baixo, não tem ninguém garantido”, finalizou o presidente.
Com um ano difícil, o Sport está rebaixado à Série B após uma sequência de resultados negativos na temporada. A equipe do Recife somou apenas 17 pontos em 33 rodadas da competição. Até aqui, foram duas vitórias, 11 empates e 19 derrotas.






