A disputa pelo título de 2025 na Fórmula 1 segue quente tanto dentro quanto fora das pistas. Às vésperas do GP de São Paulo, Oscar Piastri respondeu publicamente às declarações de Jos Verstappen, que havia levantado dúvidas sobre o momento do australiano e o ambiente dentro da McLaren.
O pai de Max Verstappen declarou ao jornal holandês De Telegraaf que acha “bem estranho o que está acontecendo na McLaren” e questionou se o agora vice-líder do campeonato estaria sendo prejudicado. “Piastri não pode ter simplesmente esquecido como pilotar, certo? Se eu fosse ele, ou o empresário dele [Mark Webber], bateria o punho na mesa pelo menos uma vez internamente. Porque agora todo mundo está se perguntando se ele consegue lidar com a pressão — e isso não é bom para sua reputação. A reputação do Piastri, neste caso”, afirmou Jos.
A fala repercutiu no paddock e chegou rapidamente ao piloto australiano, que respondeu de forma direta durante as entrevistas em Interlagos. Piastri negou qualquer favorecimento dentro da McLaren e garantiu que se sente plenamente confiante para se posicionar quando necessário.
“Nós sempre fomos muito abertos um com o outro em relação ao que pensamos. Se achamos que as coisas foram justas, se acreditamos que as decisões certas foram tomadas. E, nesse sentido, conseguimos nos defender, e eu me sinto muito à vontade fazendo isso. A equipe realmente nos incentiva a expor nosso ponto de vista individualmente”, disse o australiano.
“Obviamente, é uma dinâmica difícil de administrar quando você tem dois carros da mesma equipe lutando por um campeonato que só um pode vencer”, disse. “Naturalmente, isso traz algumas dificuldades, mas eu respeito o fato de a equipe nos permitir tentar lutar ambos pelo título de pilotos”, continuou.
Mesmo após resultados abaixo do esperado desde o GP do Azerbaijão, quando abandonou a prova, o australiano assegurou que mantém a confiança e o foco total na reta final da temporada.
“Quero tentar vencer o campeonato sabendo que fiz isso por mérito próprio, fazendo o que estava sob meu controle. Obviamente, se você escolhe um piloto, há 50% de chance de que esse piloto não seja você. Então, para mim, somos muito encorajados e apoiados a defender nossa própria posição, e por isso não acho que nada precise mudar”, finalizou Piastri.
Leia também:
Bortoleto sonha com top 10 na estreia em Interlagos: “Estou totalmente preparado”
GP de São Paulo: confira a programação do BandSports e não perca nada da 21ª etapa da F1
Como chegar, previsão do tempo e mais: tudo o que você precisa saber para ir ao GP de São Paulo
Corridas épicas e vencedor inédito: relembre como foram os últimos GPs de São Paulo
Estreia em casa costuma ser desafiadora para pilotos brasileiros na F1; veja o histórico
Estatísticas e curiosidades: conheça os detalhes da Fórmula 1 no Brasil
Desfile de homenagens: confira os looks já usados por Hamilton no GP de São Paulo
GP de São Paulo: 5 histórias para ficar de olho em Interlagos
Carro da primeira vitória de Senna no Brasil será leiloado por valor milionário






