A McLaren decidiu apostar suas fichas em Lando Norris na busca pelo título da Fórmula 1 em 2024. Apesar da ótima disputa interna com Oscar Piastri, o piloto inglês deve ser favorecido por estar mais próximo do líder Max Verstappen restando apenas oito etapas para o fim do campeonato.
Às vésperas do GP do Azerbaijão, Andrea Stella revelou que Piastri aceitou ajudar o companheiro de equipe e garantiu que ele até está disposto a abrir mão de uma vitória em prol de Norris.
“Nós [vamos] apoiar Lando, mas queremos fazer isso sem comprometer muito nossos princípios”, disse o chefe da equipe em entrevista à BBC Sport. “Nossos princípios são que o interesse da equipe sempre vêm em primeiro lugar. Queremos ser justos com ambos os pilotos”.
“As conversas [com Oscar] foram muito colaborativas. Mesmo quando eu disse ao Oscar: ‘Você estaria disponível para abrir mão de uma vitória?’ Ele disse: ‘É doloroso, mas se for a coisa certa a fazer agora, eu farei'”, completou.
CEO da equipe, Zak Brown reforçou o discurso de Stella e mostrou confiança na palavra de Piastri. “Oscar fará tudo o que puder para ajudar [Norris]. Tenho sorte de ter dois pilotos número um, mas Lando agora está em uma posição em que ele pode matematicamente ver e sentir o cheiro do título. Vamos trabalhar como uma equipe para ver o que podemos fazer para ajudar Lando”.
Brown, no entanto, explicou que a decisão da equipe pode ser reavaliada após os resultados das próximas duas etapas.
“Em duas corridas, se tivermos diminuído a diferença, continuaremos trabalhando como uma equipe, mas se, em algumas corridas, Max tiver vencido algumas, Lando tiver abandonado e estiver matematicamente encerrado, então voltaremos a deixar [Piastri] tentar”, comentou.
Norris tem 62 pontos de desvantagem em relação a Verstappen, mas vem de resultados melhores em comparação com o piloto holandês, que não vence há seis corridas. A próxima batalha pelo título será neste fim de semana no GP do Azerbaijão, que terá cobertura completa do Bandsports.