O pedido de desculpas da Red Bull para Andrea Kimi Antonelli teria sido uma exigência de Max Verstappen, segundo o site FUno Analise Técnica, após o jovem piloto da Mercedes receber uma enxurrada de ataques raivosos online em decorrência do comentário de Helmut Marko, consultor da equipe, que insinuou que o italiano havia facilitado a ultrapassagem de Lando Norris nas últimas voltas do GP do Catar, o que deixou o britânico em situação mais confortável para faturar o título da Fórmula 1.
Na última segunda-feira, 1º, a RBR publicou uma retratação em suas redes sociais lamentando o ocorrido. “Comentários feitos antes do final e imediatamente após o GP do Catar, sugerindo que o piloto da Mercedes Kimi Antonelli havia permitido deliberadamente que Lando Norris o ultrapassasse, estão claramente incorretos”, escreveu a escuderia.
“As imagens da prova mostram Antonelli momentaneamente perdendo o controle de seu carro, permitindo assim que Norris passe por ele. Lamentamos sinceramente que isso tenha levado Kimi a sofrer abuso online”, completou a equipe.
Posteriormente, o próprio Marko também se desculpou com o piloto de 19 anos. “Revendo as imagens com atenção, percebi que não houve nada intencional. Sinto muito por todos os ataques que ele recebeu. Quero deixar claro: ele não deixou Norris passar de propósito”, falou o austríaco de 82 anos.
Apoio fora das pistas
Às vésperas do início das atividades para o GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2025 da F1, Antonelli contou que recebeu mensagens de apoio tanto de Verstappen quanto de Norris após ser alvo de insultos na internet.
“Eu não posso dizer exatamente o que ele [Verstappen] me disse porque houve alguns palavrões. Mas ele me disse para não me preocupar com esse tipo de pessoa porque elas são burras e devo focar apenas no meu trabalho”, falou Kimi.
“Foi uma decepção, o primeiro dia foi difícil de lidar. Honestamente, eu nem entendi o motivo dos insultos, acho que algo deveria ser feito para regulamentar as redes sociais. Eu estava lutando pelo pódio e cometi um erro, eu nunca abriria mão de uma posição do jeito que eu sou. O [Gianpiero] Lambiase [engenheiro de corrida de Verstappen] veio falar comigo e eu agradeci muito, recebi algumas mensagens legais do Max e do Norris. Foi um gesto bonito”, finalizou o italiano.






