Um dos maiores nomes da história do tênis, Rafael Nadal falou recentemente sobre João Fonseca, que vem se destacando no atual cenário do esporte, sobretudo por sua ascensão meteórica neste ano. Aposentado desde o fim de 2024, o espanhol analisou se o brasileiro já tem condições de incomodar Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, que vêm dominando o circuito nos últimos anos.
“Vamos ver o que acontece com João. Ele é jovem, acabou de chegar. Ainda não está em condições de pensar nessas coisas. Temos que ver como será sua evolução”, disse Nadal em entrevista ao programa El Larguero, da rádio Cadena SER.
Vencedor de 22 Grand Slams na carreira, Rafa acredita que esteja faltando atualmente alguém que bata de frente com Alcaraz e Sinner e desafie o domínio de ambos. Para o eterno Rei do Saibro, alguns nomes mais experientes poderiam ter esse papel, no entanto, a forma física acaba sendo um obstáculo.
“Falta um [Alexander] Zverev mais em forma, um [Daniil] Medvedev mais em forma. Alcaraz e Sinner jogaram quase todas as finais importantes do ano. Falta alguém que os incomode. Um [Novak] Djokovic é difícil, mas falta alguém. Os dois abriram uma diferença muito grande em relação aos demais. Seria bom até para eles mesmos, porque sentiriam a necessidade de jogar bem para ganhar. Hoje, eles têm a sensação de que, mesmo jogando mal, seguirão vencendo”, analisou Nadal.
Aos 19 anos, João protagonizou grandes feitos em 2025 e saiu da 112ª posição do ranking da ATP em janeiro para alcançar o atual 24º lugar na lista.
Nesta temporada, o carioca conquistou alguns títulos expressivos, como o ATP 500 da Basileia e o ATP 250 de Buenos Aires. Além disso, protagonizou algumas exibições sólidas nos torneios de Grand Slam que disputou. Já Alcaraz é o número 1 do mundo, e Sinner ocupa a segunda posição do ranking.
Com o calendário de 2026 definido até março, João volta à quadra ainda este ano, para participar de um jogo de exibição contra Alcaraz. A partida será realizada no loanDepot park, estádio do Miami Marlins, equipe da Major League Baseball (MLB), no próximo dia 8.






