O Palmeiras é neste momento o time com a maior probabilidade de conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2025, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As estatísticas apontam que o clube alviverde tem 60,6% de chance de levantar a taça, colocando-o como principal favorito na reta final da competição nacional.
A probabilidade de 60,6% é a mais alta entre todos os clubes que disputam a Série A. O principal concorrente, Flamengo, aparece com 31,5%, enquanto o Cruzeiro, em terceiro lugar na disputa, tem apenas 7,4% de chance de ser campeão, de acordo com os dados da UFMG.
Vantagem na tabela explica favoritismo
O favoritismo do Palmeiras nas estatísticas é justificado por uma campanha sólida e uma pequena vantagem na tabela de classificação. A combinação de liderança com um número menor de partidas disputadas em relação aos concorrentes diretos cria um cenário matematicamente favorável para a equipe.
Atualmente, o Alviverde é o líder da competição, com 55 pontos somados em 25 partidas disputadas. O aproveitamento do time é de 73%, resultado de uma campanha que acumula 17 vitórias, quatro empates e apenas quatro derrotas até o momento. Além disso, a equipe possui um saldo positivo de 21 gols.
O principal diferencial na briga pelo título é o jogo a menos em comparação com o vice-líder, o Flamengo. O time carioca também tem 55 pontos, mas já entrou em campo 26 vezes. Essa diferença de uma partida a ser disputada oferece ao Palmeiras uma margem para se isolar na liderança do Brasileirão, em caso de vitória.
Cenário da disputa pelo título
Com a mesma pontuação na tabela, a disputa entre Palmeiras e Flamengo promete ser acirrada até as rodadas finais da competição, ainda mais porque as equipes ainda se enfrentam na 29ª rodada, no Maracanã.
Correndo por fora, o Cruzeiro se apega a 7,4% de chance e precisa de uma combinação extensa de resultados para conseguir sonhar com a taça, contando com tropeços de Palmeiras e Flamengo.
Desta forma, a liderança e o jogo a menos conferem ao Palmeiras, neste momento, uma vantagem na briga pelo título nacional.






