Ouro de Gabrielzinho, recorde e vitória do revezamento marcam dia do Brasil no Mundial - Portal
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO
Portal
No Result
View All Result
Portal
No Result
View All Result
Inicio Em Alta

Ouro de Gabrielzinho, recorde e vitória do revezamento marcam dia do Brasil no Mundial

porRedação BandSports
setembro 24, 2025
in Em Alta, Notícias
Ouro de Gabrielzinho, recorde e vitória do revezamento marcam dia do Brasil no Mundial

Gabrielzinho garantiu seu segundo ouro no Mundial de Natação Paralímpica ao vencer os 200m livre para a classe S2 | Crédito: Instagram/Brasil Paralímpico

O Brasil subiu mais seis vezes ao pódio do Mundial de natação paralímpica em Singapura nesta quarta-feira, 24, com duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. O dia que marca a metade da competição, que acontece de 21 a 27 de setembro, registrou o segundo título do mineiro Gabriel Araújo com quase nove segundos de vantagem em relação ao segundo colocado e um recorde mundial da equipe mista de revezamento 4x100m livre 49 pontos (para atletas com deficiência visual).

Ao final do quarto dia de evento, o Brasil aparece na quarta colocação do quadro de medalhas, com 25 conquistas (oito ouros, 11 pratas e seis bronzes). A liderança é da China, com 15 ouros, 4 pratas e quatro bronzes. A seguir, estão Itália (10 ouros, 11 pratas e nove bronzes) e Grã-Bretanha (10 ouros, sete pratas e 10 bronzes).

O mineiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, garantiu seu segundo ouro no Mundial de Natação Paralímpica em Singapura ao vencer os 200m livre para a classe S2 (comprometimento físico-motor) com a marca de 3min58s45. Ele chegou à frente de Vladimir Danilenko, dos Atletas Paralímpicos Neutros, que ficou com a prata (4min07s30). O bronze foi para o chileno Alberto Abarza Diaz (4min16s61). Na mesma prova, o paranaense Bruno Becker ficou na quarta colocação e tempo de 4min27s49.

Apesar da distância aberta até a chegada, durante os primeiros 100 metros da prova, Gabrielzinho e Vladimir travaram uma disputa acirrada, com o mineiro nadando peito e o adversário costas, com apenas 19 centésimos de diferença. Após metade da prova, porém, Gabrielzinho mudou para o nado costas e passou a alargar sua vantagem. Na virada dos 150 metros, Gabrielzinho voltou ao nado peito até encerrar a disputa.

“Foi uma prova diferente de todas que eu já nadei até hoje. Mostra o que é um trabalho bem feito, um planejamento bem feito, uma boa rotina de treinos. Esse ano, tive muitos problemas de treino, questão de técnica, de encaixar o nado. Foi chegando a época do Mundial, foi encaixando, ficando perfeito. Durante o período de treino, meu treinador [Fábio Antunes] falou para mim que estava ruim, que eu precisava resolver. Eu confio em mim, nele, e ele confiou muito em mim também. Tive que virar de costas. Não foi como o planejado, mas para ganhar, para nadar rápido, eu sei o que tenho que fazer. Conheço os atalhos, o caminho. Foi o que eu fiz. O tempo veio e foi sensacional. Estou muito feliz”, disse Gabrielzinho, que já havia conquistado os 100m costas S2 na terça-feira, 23.

Com o resultado, Gabrielzinho garantiu sua oitava medalha de ouro em Mundiais e manteve sua invencibilidade nas três principais provas de seu programa (50m costas, 100m costas e 200m livre) em três edições de Mundial disputadas por ele (Ilha da Madeira 2022, Manchester 2023 e Singapura 2025).

A prova dos 50m costas S2 em Singapura acontecerá na sexta-feira, 26, em final direta.

Recorde Mundial

O segundo ouro brasileiro do dia, no revezamento 4x100m medley 49 pontos (para atletas com deficiência visual), veio com um recorde Mundial e levantou a torcida em Singapura.

A equipe contou com a pernambucana Carol Santiago, a paraense Lucilene Sousa, o fluminense Thomaz Matera e o paulista Guilherme Batista. Juntos, eles concluíram a disputa em 4min23s48. O recorde anterior era da Ucrânia, 4min25s78 registrados no Mundial de Manchester, em 2023.

A segunda colocação ficou com a Espanha (4min25s33) e a terceira com o Japão (4min37s90).

Mais medalhas

Na primeira disputa com brasileiros nas finais desta quarta-feira, 24, o catarinense Talisson Glock conquistou a medalha de prata na prova dos 400m livre S6 (comprometimento físico-motor), com a marca de 5min00s99. O ouro foi para o italiano Antonio Fantin, com 4min52s61. O bronze foi para Andrei Granichka, da delegação dos Atletas Paralímpicos Neutros com 5min03s79.

Talisson é bicampeão paralímpico da disputa, com títulos conquistados em Tóquio 2020 e Paris 2024 e afirmou ter optado junto a sua comissão técnica por iniciar um ano com atividades menos intensas após oito anos de muita dedicação. “Fico feliz com a prata. O tempo realmente não foi muito bom, mas melhor do que eu esperava. Foi um ano em que decidi desacelerar nas coisas para focar em outras áreas da vida e isso tem um certo preço. Agora é organizar a cabeça para nos próximos anos estar alinhado com o objetivo de estar bem nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. É muito difícil. Como atleta tenho um lado competitivo muito forte e sinto isso estando aqui. Mas esse sentimento pode se transformar em algo positivo. Vou guardar ele para fazer mais força durante os treinos e alcançar meus objetivos”, afirmou.

A segunda prata individual do Brasil veio com a fluminense Mariana Gesteira nos 100m costas da classe S9 com o tempo de 1min01s64. O ouro foi para a australiana Alexa Leary, com 59s19, e o bronze para a canadense Mary Jiib (1min02s71).

“É sempre uma honra representar o Brasil em competições como esta. Quero agradecer a todos pela torcida, que faz muita diferença para mim dentro da piscina. Ainda tenho mais duas provas importantes pela frente: os 100m costas, no dia 26, e os 50m livre, no dia 27, em que sou bicampeã mundial. Vou dar o meu máximo para continuar trazendo bons resultados para o Brasil”, disse a atleta, que conquistou sua nona medalha em Mundiais.

A fluminense Lídia Cruz conquistou a medalha de bronze nos 50m costas da classe S4 (comprometimento físico-motor) ao nadar a prova em 50s61. O ouro foi conquistado pela norte-americana Katie Kubiak, com 42s66, novo recorde mundial da prova, e a prata pela Atleta Paralímpica Neutra Anastasiia Goncharova (49s27).

A atleta brasileira também foi medalhista de bronze nesta prova nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Este foi o terceiro pódio de Lídia em Singapura. Ela fez parte do revezamento 4x50m livre brasileiro, que obteve a medalha de prata na segunda-feira, 22, mesmo dia em que ela conquistou o bronze nos 100m livre da classe S4.

Na ultima prova do dia, o revezamento 4x100m livre S14 (deficiência intelectual) conquistou a medalha de prata com a marca de 3min45s36.

O país contou com o paulista Gabriel Bandeira, a paranaense Beatriz Carneiro e os mineiros Arthur Xavier e Ana Karolina Soares.

A prova foi vencida pela Grã-Bretanha (3min41s14), com a Tailândia fechando pódio na terceira colocação (3min58s46).

O resultado brasileiro é o novo recorde das Américas. A melhor marca anterior também havia sido obtida pelo Brasil, 3min47s49, nos Jogos de Paris 2024, resultado que garantiu o bronze.

*Com Comitê Paralímpico Brasileiro

Tags: esportesMundial de Nataçãonataçãonatação paralímpica

LEIA TAMBÉM

Internacional anuncia contratação do técnico Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro
Em Alta

Internacional anuncia contratação do técnico Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro

Paulo Pezzolano está de volta ao futebol brasileiro. O uruguaio de 42 anos vai assumir o Internacional, com contrato assinado até dezembro de 2026. O técnico comandou o Cruzeiro na campanha do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em...

Ler Mais
Decisão da Copinha Feminina será disputada no próximo sábado
Em Alta

Decisão da Copinha Feminina será disputada no próximo sábado

A Federação Paulista de Futebol anunciou o horário da decisão da Copinha Feminina. O confronto entre Flamengo e Grêmio será disputado a partir das 18h (horário de Brasília) do próximo sábado, 20, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O...

Ler Mais
Fluminense oficializa rescisão de contrato com Thiago Silva
Em Alta

Fluminense oficializa rescisão de contrato com Thiago Silva

O Fluminense anunciou que o zagueiro Thiago Silva formalizou, na terça-feira, 16, no CT Carlos Castilho, sua rescisão contratual com o clube. Formado nas categorias de base do Tricolor, Thiago encerrou sua segunda passagem pela equipe profissional do Fluminense. Campeão...

Ler Mais
Maria Clara Pacheco e Caio Bonfim conquistam o Prêmio Brasil Olímpico
Notícias

Maria Clara Pacheco e Caio Bonfim conquistam o Prêmio Brasil Olímpico

A noite de gala do esporte brasileiro teve Caio Bonfim e Maria Clara Pacheco como protagonistas. Eles foram eleitos, na quinta-feira, 11, os melhores atletas masculino e feminino do ano no Prêmio Brasil Olímpico. A edição 2025 do evento foi...

Ler Mais
FBI publica foto atualizada de ex-atleta olímpico canandense foragido há 14 meses
Notícias

FBI publica foto atualizada de ex-atleta olímpico canandense foragido há 14 meses

Foragido há 14 meses, o ex-atleta olímpico Ryan James Wedding voltou ao noticiário após ser flagrado pelo Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês). O ex-snowboarder canadense, acusado de tráfico internacional de cocaína e de...

Ler Mais
Calderano leva virada e é eliminado na estreia do WTT Champions de Montpellier
Notícias

Hugo Calderano é eliminado na estreia de simples do WTT Finals

Número 3 do mundo, o carioca Hugo Calderano está fora da disputa de simples do WTT Finals, competição que reúne os 16 melhores mesatenistas da temporada 2025, em Hong Kong, na China. O brasileiro lutou, mas perdeu de virada a...

Ler Mais
Portal

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.

Navegação

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Faça parte da Equipe
  • Fale Conosco

Siga-Nos

No Result
View All Result
  • MENU
    • Automobilismo
    • Futebol
    • LNF
    • Notícias
    • Olimpíadas
    • Papo com Tironi
    • Paralimpíada
    • Tênis
    • Vôlei
  • INICIO
  • FÓRMULA 1
  • PROGRAMAÇÃO
  • CANAIS NEWCO

© 2025 BandSports. Todos os direitos reservados.