Convocada para a Seleção Brasileira pela primeira vez após os Jogos Olímpicos de Paris-2024, Marta concedeu entrevista coletiva após o último treino do Brasil, na quinta-feira, 29, antes do amistoso com o Japão. A camisa 10 comentou sobre o protagonismo de novas atletas e analisou o momento de renovação que a Amarelinha está passando sob o comando do técnico Arthur Elias.
“Hoje em dia a gente tem atletas que se destacam em várias posições e estamos dando voz para as meninas. Não é só a Marta que dá entrevista, não é só a Marta que se destaca dentro de campo. Isso é importante porque mostra a evolução do nosso futebol. Para mim, é superlegal viver novamente esse ambiente com elas. Estou voltando mais leve e mais empolgada”, afirmou a craque brasileira, eleita a melhor jogadora da história.
A Rainha do Futebol também falou sobre seu espaço na Seleção Brasileira. Marta reforçou que seu objetivo, enquanto estiver atuando em alto nível, é ajudar o Brasil como atleta. A camisa 10 ressaltou, no entanto, que sabe que sua experiência no futebol também pode ajudar as outras jogadoras.
“Enquanto eu estiver em atividade e for chamada para estar na seleção, eu vou querer ajudar como atleta. Obviamente que, pela minha experiência, por tantos anos de casa, vou dividir com as meninas sempre o melhor de mim e procurar ajudá-las nesse sentido também, mas meu objetivo é ajudar como atleta”, afirmou.
Em 2025, o estabelecimento das relações diplomáticas entre Japão e Brasil completou 130 anos. Questionada sobre esta parceria, que também acontece no futebol, Marta revelou sua percepção sobre o país.
“Eu já estive no Japão, inclusive com a seleção. É um país lindo, uma cultura maravilhosa, as pessoas são supereducadas e eu fico feliz em, de alguma maneira, ser exemplo para essas meninas. Eu espero que elas continuem buscando os objetivos delas através do esporte. O Japão vem se destacando no futebol feminino já há bastante tempo, então tem tudo para ser uma das potências”, finalizou.
A Seleção Brasileira enfrenta o Japão nesta sexta-feira, 30, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. As equipes se encontram novamente na segunda-feira, 2, às 20h, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, interior de SP.
*Com Confederação Brasileira de Futebol






