O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na quinta-feira, 28, no Palácio do Planalto, as atletas brasileiras medalhistas no Mundial de Ginástica Rítmica do Rio. Além das meninas, participaram também do encontro a treinadora da seleção de conjunto, Camila Ferezin, a auxiliar-técnica, Bruna Akawana Martins Rosa, o presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Henrique Motta, e o diretor-geral da CBG e presidente do Comitê Organizador do Mundial, Ricardo Resende.
A seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto – formada pelas atletas Duda Arakaki (capitã), Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves – conquistou duas medalhas no Mundial, competição realizada pela primeira vez na América do Sul, na Arena Carioca, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Foram duas pratas que garantiram o Brasil no pódio de um Mundial da modalidade pela primeira vez na história.
“Estou feliz da vida porque eu posso dizer: nunca antes na história do Brasil a gente tinha ganhado uma medalha na ginástica rítmica”, declarou Lula. “A medalha de vocês significa uma conquista de muita dedicação. Eu reconheço o sacrifício de vocês, mas acho que a conquista da medalha mostrou que valeu a pena. Valeu a pena o passo que o governo deu para ajudar vocês. E valeu a pena vocês terem treinadoras competentes e dedicadas”, continuou.
O presidente ainda falou de sua alegria ao saber que as ginastas são beneficiárias do Bolsa Atleta. “Hoje nós temos praticamente 9.700 atletas recebendo o Bolsa Atleta. Nós vamos continuar fortalecendo esse programa, porque cabe ao governo criar as condições para que vocês possam ter a chance de disputar com americana, com russa, com alemã, com polonesa e com francesa”, afirmou.
Lula ainda revelou que vai criar a universidade dos esportes no Brasil, em um anúncio que deve ocorrer no início de setembro.
“Nós vamos anunciar logo, logo, uma universidade dos esportes aqui no Brasil. A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol. E eu achei que era melhor a gente avançar para uma coisa mais geral, porque a questão do esporte é mega diversa. Eu, agora que estou um pouco mais idoso, eu virei fã do surfe. Virei fã do skate”, destacou o presidente.
*Com Secom-PR






