Lucas Pinheiro Braathen fez história para o esporte brasileiro ao conquistar o título inédito da etapa de Levi da Copa do Mundo de esqui alpino, na prova que abriu a temporada da modalidade, na Finlândia, no domingo, 16.
O atleta fez uma grande descida na prova de slalom e ficou à frente do campeão mundial e olímpico, o francês Clément Noel, que chegou na segunda posição com 0s31 mais lento. O anfitrião Eduard Hallberg completou o pódio em terceiro lugar.
Na premiação, além de receber aproximadamente R$ 300 mil pela colocação, Lucas foi presenteado com uma jovem rena entregue pelo Papai Noel, que faz parte de uma tradição local e também é representada no troféu da competição.

Perguntando se já havia tido tempo para pensar em um nome para a rena, Lucas respondeu que sim e aproveitou para fazer uma homenagem.
“Eu gostaria de dar o nome de uma pessoa muito especial e que está aqui comigo hoje, meu pai, Bjorn”, revelou o esquiador, que deixará o animal em uma fazenda local pensando no bem-estar dele.
Lucas é filho de mãe brasileira e passou a defender o País na temporada passada, depois de competir por alguns anos pela Noruega de seu pai.






