Promessa argentina da natação, Matías Bottoni, de 17 anos, ficou paraplégico após sofrer acidente durante um aquecimento para provas do Campeonato Argentino.
A lesão ocorreu no momento em que os nadadores treinavam largadas mergulhando de cabeça. Bottoni se chocou com outro atleta que cruzou sua raia e sofreu uma fratura cervical.
O jovem foi levado ao Hospital Santojannni e posteriormente foi transferido para o Hospital Italiano de Buenos Aires, onde passou por uma descompressão da coluna. Com ajuda financeira de doações, ele foi submetido a uma cirurgia de alta complexidade para a colocação de uma prótese de substituição vertebral.
Apesar da intervenção médica, não há expectativa de que Bottoni volte a andar. A informação foi revelada por Valeria Grimaux, mãe do nadador. “Nos disseram que não há possibilidade. Mas tudo depende da resposta neurológica dele. Estamos nos agarrando à fé”, afirmou ela.
Matías Bottoni é considerado um dos atletas mais promissores da natação argentina. O jovem fez parte da pré-seleção júnior e se juntou às equipes dos Jogos Pan-Americanos Júnior de 2025, em Assunção, no Paraguai.






