Campeão juvenil do US Open em 2023, João Fonseca fará sua estreia na chave principal do último Grand Slam do ano nesta segunda-feira, 25, contra o sérvio Miomir Kecmanovic, adversário complicado para uma primeira rodada. A partida deve acontecer por volta das 13h (horário de Brasília).
Em seu primeiro ano como profissional, João chegou à terceira rodada de outros dois Grand Slams, Roland Garros e Wimbledon. No Australian Open, ele encantou a todos ao furar o qualifying e derrotar Andrey Rublev, então número 9 do mundo, de maneira brilhante na primeira rodada.
Apesar de os resultados mais recentes não terem sido tão positivos em torneios preparatórios para o US Open, como no Masters 1000 de Toronto, quando perdeu logo na estreia, o brasileiro não esconde a empolgação em disputar mais um Major em sua curta carreira.
“O US Open é um Grand Slam muito especial para mim, muito feliz em estar de volta. É um Slam que, na primeira vez em que joguei, perdi na primeira rodada, mas na segunda, ambas no juvenil, fui campeão. Ano passado disputei o quali já como profissional e agora estou na chave principal, muito feliz em poder estar aqui”, falou o jovem carioca de 19 anos.
Atual número 45 do mundo, três posições abaixo de seu adversário na estreia em Nova York, João sabe que precisa entregar com tudo em quadra para vencer Kecmanovic.
“Acho que vai ser um bom jogo. Já cheguei a treinar com ele, mas vai ser a primeira vez em que vou jogar contra ele. É um bom jogador, que pode ganhar de qualquer um. Então tenho que ir preparado mentalmente e fisicamente para partir com tudo”, projetou o brasileiro.
João ainda deu seu palpite sobre quem ele acha que pode vencer o último Grand Slam do ano. “Como favoritos para esse US Open eu colocaria o [Jannik] Sinner e o [Carlos] Alcaraz. Eu acho que o [Daniil] Medvedev joga muito bem no US Open, que é um pouco mais rápido, e eu vou colocar o [Novak] Djokovic também”, afirmou ele.






