João Fonseca volta à quadra neste sábado, 31, com a chance de alcançar um feito que não acontece há 15 anos no tênis masculino brasileiro. Por volta das 10h (horário de Brasília), ele enfrenta o britânico Jack Draper, atual número 5 do mundo, em busca de uma vaga nas oitavas de final de Roland Garros. A partida será realizada na quadra Suzanne-Lenglen, a segunda maior arena do complexo francês.
Se vencer, João não apenas quebrará o jejum brasileiro nas oitavas em Roland Garros — algo que não acontece desde Thomaz Bellucci em 2010 — como também ficará muito próximo de entrar no top 50 do ranking mundial pela primeira vez.
Aos 18 anos, o carioca disputa o segundo Grand Slam da carreira e faz sua melhor campanha. Após superar com autoridade o polonês Hubert Hurkacz, top 30, e o francês Pierre-Hugues Herbert, ambos em sets diretos, ele tenta seguir fazendo história no saibro parisiense. Essa é a primeira vez que Fonseca avança para a terceira rodada de um Major, tornando-se o brasileiro mais jovem a alcançar o feito em Roland Garros desde 1963.
O desafio deste sábado será contra um velho conhecido. Draper venceu Fonseca em março, no Masters 1000 de Indian Wells, por 6/4 e 6/0, após uma primeira parcial bastante equilibrada. Desde então, o britânico vive a melhor fase da carreira, conquistando seu primeiro título de Masters 1000 — justamente em Indian Wells — e subindo ao seleto grupo dos cinco melhores do mundo.






