João Fonseca já sabe qual será o seu primeiro compromisso em 2026. O atual número 24 do mundo – sua melhor posição na carreira – vai começar o ano disputando o ATP 250 de Adelaide, na Austrália, com início em 12 de janeiro. O torneio em piso duro antecede o Australian Open e serve como preparatório para o primeiro Grand Slam da temporada.
O carioca de 19 anos vai em busca de se consolidar ainda mais na modalidade, já que em 2025 ele galgou 121 posições no ranking e conquistou dois títulos de nível ATP: o 250 de Buenos Aires, na Argentina, e o 500 da Basileia, na Suíça. João ainda se tornou o quarto brasileiro mais bem colocado entre os melhores do mundo, empatando com Thomaz Koch na 24ª posição e sendo superado apenas por Thomaz Bellucci (21º) e Gustavo Kuerten, que chegou a número 1 do mundo em dezembro de 2000.
Mesmo confirmado em Adelaide, Fonseca pode optar por iniciar a sua temporada antes e defender o título do Challenger de Camberra, capital da Austrália, entre os dias 5 e 11 de janeiro. O jovem tenista deve dar sequência ao seu calendário com torneios em fevereiro, quando buscará o bicampeonato em Buenos Aires e participará do Rio Open 2026 pela quarta vez.
Para finalizar a temporada de 2025, João fará uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, no dia 8 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos.






