As finalistas do Super Crown, etapa que encerra o ano e define a campeã da temporada da Street League Skateboarding (SLS, na sigla em inglês), foram conhecidas neste sábado, 6, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. As skatistas japonesas Coco Yoshizawa, Liz Akama, Funa Nakayama e Yumeka Oda dominaram a classificatória e se juntaram à brasileira Rayssa Leal e à australiana Chloe Covell na grande decisão.
O formato foi realizado igual ao modelo olímpico, com duas voltas livres (com apenas a melhor nota valendo) e cinco manobras individuais, somando apenas as três pontuações mais altas.
O quarteto de japonesas se destacou nas eliminatórias e conquistou o top 4 ainda nos momentos iniciais. Coco, Liz, Funa e Yumeka terminaram com as notas 29.9, 29.8, 27.8 e 26.9, respectivamente.
“Minha expectativa para amanhã é fazer tudo perfeito, acertar logo na primeira tentativa. Todas as que passaram para a final são muito boas, acertaram muito e qualquer uma poderia estar em primeiro lugar. Somos amigas, mas ao mesmo tempo dentro da pista somos rivais, e sei que todas vão se esforçar muito para buscar o título”, comentou Yoshizawa, primeira classificada das eliminatórias e campeã olímpica nos Jogos de Paris-2024.
As brasileiras Gabriela Mazetto e Duda Ribeiro disputaram a classificatória, mas não conseguiram avançar à final. “O Brasil é um dos melhores lugares para competir, porque a gente sente aquela energia da torcida, é muito gratificante. Ver que tem muita gente torcendo e se inspirando em você, faz a gente se sentir melhor”, falou a estreante Duda após a eliminação.
Para encerrar a temporada neste domingo, 7, Rayssa vai em busca do tetracampeonato consecutivo. A decisão do Super Crown no feminino acontece a partir das 11h15, no ginásio do Ibirapuera.
Edição: Gisèle de Oliveira






