A Copa do Mundo de Clubes da Fifa começa neste sábado, 14, com o jogo inaugural entre Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, dos Estados Unidos. Anfitriã no torneio, a equipe norte-americano garantiu vaga na competição ao conquistar a Supporters’ Shield em 2024, taça dada ao time de melhor campanha na fase classificatória da MLS. Mas a situação antes da contratação de Lionel Messi, em julho de 2023, era bem diferente, quando o time amargava a lanterna da lanterna da Conferência Leste na MLS.
Com Messi a equipe rapidamente mudou o desempenho. Em seu primeiro ano, o argentino levou o Inter Miami ao inédito título da Leagues Cup. Com 25 gols em 29 partidas e 16 assistências, comandou a equipe em uma sequência invicta que impulsionou a popularidade da franquia em todo o planeta. A presença de ex-companheiros como Busquets, Jordi Alba e Luis Suárez consolidou a “Era Messi” como a mais bem-sucedida da curta história do clube.
Os reflexos foram imediatos também fora das quatro linhas. O Inter Miami teve um salto de 131% no faturamento já no primeiro ano e, em 2024, consolidou-se como o clube de maior receita da MLS, arrecadando US$ 190 milhões, segundo análise da Sportico e da Sports Value. A própria MLS também registrou um crescimento de 13% nas receitas de patrocínio em 2024 em relação ao ano anterior, com US$ 665 milhões, conforme estudo divulgado pela SponsorUnited.
Aproximação com o continente americano e Messi em São Paulo
Ao escolher jogar pelo Inter Miami, Messi também se inclinou para novos negócios no continente americano, como a possibilidade de ser acionista do clube e de também explorar novos mercados, com amistosos fora do país no início da temporada. Outro exemplo é a exposição imersiva “The Messi Experience”, que faz o público vivenciar experiências da carreira do próprio atleta. Com participação direta do craque argentino na concepção, a atração já passou por cidades como Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo e San Juan, e chegou a São Paulo.
A iniciativa combina projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta para proporcionar uma vivência única no universo do futebol. Os fãs podem até mesmo treinar como Messi e interagir com ele por meio de inteligência artificial.