A Inglaterra é a primeira finalista da Eurocopa Feminina de 2025. Em um duelo dramático no estádio de Genebra, na Suíça, as atuais campeãs derrotaram a Itália por 2 a 1 na prorrogação e vão lutar pelo bicampeonato do torneio.
Favorita no confronto, a Inglaterra dominou a posse de bola na primeira etapa e criou duas boas oportunidades com Alessia Russo e Lauren James. No entanto, a Itália foi mais eficaz e balançou a rede em sua primeira grande chance. Aos 33, Cantore fez bela jogada pela direita e cruzou para Bonansea dominar e encher o pé de canhota para fazer 1 a 0.
A equipe comandada por Sarina Wiegman voltou para o segundo tempo determinada a conquistar mais uma virada no torneio. Nas quartas de final, a Inglaterra já havia superado um cenário adverso ao reverter um placar de 2 a 0 contra a Suécia, empatando o jogo e vencendo nos pênaltis. Nos 45 minutos finais, as Lionesses impuseram uma pressão intensa, mas esbarravam na sólida disciplina defensiva da Itália e na segurança da goleira Giuliani. Quando a eliminação parecia inevitável, Agyemang surgiu como heroína aos 51 minutos: após um cruzamento mal interceptado por Giuliani, a camisa 17 aproveitou a sobra para empatar e levar a decisão para a prorrogação.
As inglesas tomaram a iniciativa no tempo extra e chegaram a carimbar o travessão com Agyemang. No apagar das luzes, aos 19 do segundo tempo, a árbitra marcou pênalti de Severini em Mead. Kelly foi para a cobrança e parou em Giuliani, mas ela mesma aproveitou o rebote para decretar a virada e a vaga na final pela segunda edição de Euro consecutiva.
A Inglaterra vai enfrentar na decisão do próximo domingo, 27, a vencedora da outra semifinal entre Alemanha e Espanha. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 23, às 16h (horário de Brasília).






