O Brasil será palco da abertura oficial da 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no dia 7 de dezembro de 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Pela primeira vez, o público poderá ver em ação o inovador carro de corrida GEN3 EVO, que promete elevar o nível da competição com desempenho inédito. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1s86 e atingindo velocidades de até 322km/h, o novo modelo será testado em uma das retas mais rápidas do campeonato, proporcionando uma experiência eletrizante para os mais de 20 mil fãs esperados no evento.
“Estamos muito empolgados em retornar a São Paulo para mais uma corrida histórica. A cidade tem sido uma parceira incrível, e o Sambódromo do Anhembi oferecerá um circuito desafiador e emocionante para os pilotos, que terão o mais moderno monoposto de corrida elétrica já visto. São Paulo está consolidando sua posição no cenário internacional do automobilismo sustentável. Além da corrida, o evento movimenta a economia e promove a cidade globalmente”, disse Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, em evento realizado na prefeitura de São Paulo.
Para Gustavo Pires, presidente da SPTUris, receber a abertura da temporada reforça a vocação da cidade como um destino global para grandes eventos, assim como a Fórmula 1, NFL, WEC e abertura da Copa do Mundo de 2014.
”Já mostramos nossa capacidade de realizar provas de grande porte com infraestrutura de primeira linha e a hospitalidade única de São Paulo. Eventos como esse não apenas impulsionam o turismo e geram empregos, mas também consolidam nossa posição como uma das capitais mais dinâmicas e inovadoras do mundo”, declarou Pires.
A Fórmula E já realizou duas edições anteriores na capital paulista. Em 2023, o neozelandês Mitch Evans conquistou a vitória, enquanto em março de 2024 foi a vez do britânico Sam Bird cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
O Brasil também contará com a participação do piloto paulista Lucas di Grassi, campeão da terceira temporada e um dos grandes nomes da categoria. O paulista estará no grid com o carro da ABT Lola. Durante a coletiva de imprensa, Di Grassi comentou sobre a expectativa para a abertura do evento.
“São Paulo passar a receber a etapa de abertura é como um upgrade dentro do calendário, pois a primeira etapa é sempre cercada de muita expectativa, com novos pilotos, trocas de equipe, novidades técnicas e a tensão pré-largada que todos os inícios de ano carregam com eles”, afirmou o piloto.
“É um privilégio abrir a temporada, pois é geralmente a etapa mais lembrada pelos fãs do mundo inteiro. Claro, isso é um benefício para a cidade-sede, que recebe uma divulgação e atenção enorme de todos que acompanham o campeonato”, acrescentou.
“E tem também o fato de os fãs brasileiros serem os primeiros a ver de perto e ao vivo tudo o que a categoria preparou na pré-temporada, o resultado de todo o trabalho de desenvolvimento, de testes, etc. Enfim, é uma espécie de apoteose em que se apresenta tudo o que um campeonato mundial do nível da Fórmula E trabalhou duro para colocar na pista e na disputa do título. Vai ser emocionante, como tem sido todos os anos. Quem for, vai concordar comigo com certeza”, completou o piloto.
Nova temporada
A 11ª temporada terá 17 corridas em 11 cidades icônicas do mundo e contará uma mistura de circuitos de rua e construídos, oferecendo um desafio para os 22 pilotos e o novo carro GEN3 EVO, que será introduzido para 2024/25.
Na coletiva foram apresentadas as novidades da corrida de abertura, que promete movimentar a cidade e reforçar o compromisso com a mobilidade sustentável e o entretenimento de qualidade.
Além do E-Prix, os fãs poderão aproveitar uma série de atrações no Allianz Fan Village, que incluirá entretenimento para toda a família, música ao vivo e sessões de autógrafos com os pilotos.
O GEN3 EVO tem desempenho 36% mais rápido na comparação com o modelo da temporada passado.
Ingressos e informações
Os ingressos já estão à venda, com preços a partir de R$ 167,50, e podem ser adquiridos pela plataforma Fever. Mais informações sobre o evento, programação e detalhes de acesso estão disponíveis no site oficial da Fórmula E.
Confira o calendário da Fórmula E 2024/25:
Rodada 1: São Paulo, Brasil – 7 de dezembro de 2024
Rodada 2: Cidade do México, México – 11 de janeiro de 2025
Rodadas 3 e 4: Jeddah, Arábia Saudita – 14 e 15 de fevereiro de 2025
Rodada 5: Local a confirmar – 8 de março de 2025
Rodada 6: Miami, EUA – 12 de abril de 2025
Rodadas 7 e 8: Mônaco – 3 e 4 de maio de 2025
Rodadas 9 e 10: Tóquio, Japão – 17 e 18 de maio de 2025
Rodadas 11 e 12: Xangai, China – 31 de maio e 1º de junho de 2025
Rodada 13: Jacarta, Indonésia – 21 de junho de 2025
Rodadas 14 e 15: Berlim, Alemanha – 12 e 13 de julho de 2025
Rodadas 16 e 17: Londres, Reino Unido – 26 e 27 de julho de 2025