A Fórmula 1 confirmou, nesta sexta-feira, 5, a renovação de um de seus eventos mais icônicos: o Grande Prêmio de Mônaco seguirá no calendário da categoria até 2035. O novo acordo amplia a parceria já existente com o Automóvel Clube de Mônaco, que previa a realização da corrida até 2031.
Palco de momentos históricos desde 1950, ano de estreia do Campeonato Mundial de F1, o GP do Principado é considerado uma das joias da temporada. Além do cenário glamouroso de Monte Carlo, o circuito de 3,3 km é famoso pelas curvas estreitas e desafiadoras, exigindo precisão absoluta dos pilotos.
Nos últimos anos, a prova também marcou capítulos de grande simbolismo. Em 2024, Charles Leclerc se tornou o primeiro monegasco a triunfar em casa, enquanto em 2025 foi a vez de Lando Norris conquistar sua primeira vitória nas ruas do Principado. Entre os atuais campeões em atividade, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Max Verstappen já subiram ao lugar mais alto do pódio no traçado, juntando-se a lendas como Ayrton Senna, Alain Prost, Michael Schumacher, Niki Lauda, Sir Jackie Stewart e Graham Hill.
O evento também vem passando por transformações fora da pista. O paddock recebeu novos investimentos para ampliar a experiência dos fãs, e o F1 Paddock Club tem oferecido pacotes exclusivos. Em 2025, pela primeira vez, o navio EXPLORA II, da Explora Journeys, atracou no Port Hercule, transformando-se em um ponto de encontro privilegiado durante a semana da corrida.
“As ruas de Mônaco ecoam com o som da Fórmula 1 desde os primeiros dias do esporte, então estou feliz em anunciar a extensão deste evento fantástico até 2035″, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da F1. “É uma corrida icônica, amada por todos os pilotos e fãs, com uma vibração única graças à sua localização no Principado mais glamouroso do mundo. Gostaria de agradecer especialmente a Sua Alteza Real Sereníssima, o Príncipe Albert II de Mônaco, Michel Boeri, Presidente do Automóvel Clube de Mônaco e a todos os envolvidos em garantir o futuro de longo prazo desta parceria histórica.”
O príncipe Alberto II também destacou a importância da renovação: “A renovação do Grande Prêmio de Mônaco até 2035 está de acordo com uma tradição esportiva e histórica à qual o Principado continua profundamente ligado. Só posso saudar este compromisso renovado, que é uma prova do nosso sucesso coletivo, da excelência da nossa colaboração com a Fórmula 1 e do lugar único que Mônaco ocupa no cenário do automobilismo internacional.”






