O Flamengo anunciou na noite de terça-feira, 29, a chegada de Samuel Lino, ex-Atlético de Madrid, que retorna ao futebol ao futebol brasileiro após seis anos atuando na Europa. O jogador assinou um vínculo de quatro temporadas no valor de 22 milhões de euros (cerca de R$ 144 milhões) e mais bônus por meta, se transformando na contratação mais cara da história do clube carioca.
“É uma nova aventura para mim, mas espero começar a retribuir logo a confiança que vocês depositaram em mim”, afirmou ele em vídeo publicado pelo Flamengo.
Aos 25 anos, Lino retorna ao Rubro-Negro como profissional. Ele já havia defendido a camisa do clube na base por uma temporada e meia, quando chegou por empréstimo em 2017, sendo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e do Campeonato Carioca no Sub-20, mas retornou ao São Bernardo após o encerramento do contrato, em outubro de 2018.
Em 2019, Samuel assinou com o Gil Vicente, de Portugal, onde permaneceu por três anos, participando de 100 jogos e marcando 27 gols. No ano de 2022, foi anunciado pelo Atlético de Madrid por 6,5 milhões de euros (R$ 35 milhões na época), mas foi emprestado ao Valencia.
Apesar da tentativa de renovação do Valencia e interesse do RB Leipzig, o jogador retornou a Madri no final da temporada. Pelo Atlético, Lino disputou 93 partidas, marcou 12 gols e deu 16 assistências.






