A Espanha foi melhor na final da Eurocopa, em Berlim, neste domingo, 14, e derrotou a Inglaterra por 2 a 1 para conquistar o seu quarto título da competição continental e se tornar a maior vencedora do torneio.
Com o triunfo, a seleção espanhola deixou para trás a Alemanha, com três título, e Itália e França, ambas com duas conquistas na Euro.
Os comandados do técnico Luis de la Fuente dominaram a partida, com 66% de posse de bola durante a decisão, mas não conseguiram furar a defesa inglesa e viram suas tentativas pararem em uma inspirada atuação do goleiro Pickford.
Mas logo aos 2 minutos do segundo tempo o talento dos dois garotos espanhóis fez a diferença. Nico Williams, de 22 anos, recebeu de Lamine Yamal, de 17 recém-completados, dentro da área e abriu o placar para a La Roja.
Apesar da vantagem no placar, a Espanha seguiu pressionando para ampliar, mas parava nas defesas de Pickford. Então a Inglaterra teve suas esperanças de levar o jogo para a prorrogação reavivadas. Aos 28 minutos da etapa final, Cole Palmer, que acabara de entrar em campo, empatou para os ingleses.
Mas o alívio da Inglaterra foi frustrado quando Oyarzabal recebeu cruzamento de Cucurella e, com um toque sutil, tirou de Pickford para selar a vitória espanhola.