O Brasil voltou a soltar o grito de campeão no vôlei de praia feminino depois de 28 anos nos Jogos Olímpicos. Duda e Ana Patrícia brilharam na quadra montada aos pés da Torre Eiffel e conquistaram o ouro nos Jogos de Paris-2024 com vitória sobre as canadenses Melissa Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1, parciais de 26/24, 12/21 e 15/10.
Essa foi a 14ª medalha do Brasil na modalidade em Olimpíadas. Agora são quatro ouros, sete pratas e três bronzes. Ana Patrícia e Duda repetiram o feito de Jaqueline Silva e Sandra Pires, campeãs na estreia da modalidade em Atlanta-1996. Entre os homens, os títulos foram de Ricardo e Emanuel (Atenas-2004) e Alison e Bruno Schmidt (Rio-2016).
Atentas na defesa e muito precisas nos ataques, as canadenses abriram 8 a 2 no começo da decisão. A largada fulminante, no entanto, não assustou a dupla brasileira. Duda e Ana Patrícia conseguiram uma reação impressionante e assumiram a liderança com 18 a 17. A partida ficou tensa e com vários set points para os dois lados. A disputa que em tese terminaria em 21 acabou com vitória brasileira por 26 a 24 após um toque de categoria de Duda no fundo de quadra.
O equilíbrio marcou o início do segundo set em Paris com uma batalha ponto a ponto. A dupla brasileira foi a primeira a conseguir uma pequena vantagem com 9 a 7 no placar, mas as canadenses cresceram com ótimos saques e fecharam com tranquilidade por 21 a 12.
Os dois primeiros pontos do tie-break foi do time brasileiro, que ganhou confiança e conseguiu abrir 5 a 2. Com o brilho de Duda na defesa e no ataque, a vantagem aumentou para 8 a 4. A categoria de Ana Patrícia também entrou em cena no momento decisivo e um erro de Brandie deixou o Brasil a cinco pontos do título. As canadenses arrumaram uma confusão na rede com direito a cartão amarelo para os dois lados, mas nem isso foi capaz de tirar o foco das brasileiras. O ouro veio no ataque de Ana Patrícia: 15 a 10 e festa verde a amarela na capital francesa.