Palco de corridas emblemáticas e momentos históricos da Fórmula 1, o Grande Prêmio de São Paulo se prepara para receber uma etapa decisiva na reta final da temporada 2025. Com Lando Norris e Oscar Piastri separados por apenas um ponto na classificação e Max Verstappen ameaçando a dupla da McLaren, a expectativa é de que a disputa em Interlagos seja intensa durante todo o final de semana.
Enquanto aguardamos a 21ª etapa do campeonato, vale relembrar como foram as últimas corridas no Brasil com cobertura especial do Grupo Bandeirantes de Comunicação:
2021
Recordista de vitórias na Fórmula 1, Lewis Hamilton conquistou em São Paulo aquela que ele próprio considera a mais especial de sua carreira. Em um fim de semana marcado por muita superação, o britânico precisou dar a volta por cima na sprint race, quando perdeu a pole por causa de uma infração no DRS e caiu para o final do grid – com uma perda adicional de cinco posições no grid da corrida principal. Com um desempenho incrível na prova curta, ele escalou o pelotão e chegou em quinto lugar, o que o deixou na décima posição na prova de domingo por causa da punição que sofrera. Naquela época, a ordem de chegada da sprint definia a formação da largada para o GP.
No dia 14 de novembro de 2021, o então piloto da Mercedes protagonizou mais uma performance antológica, novamente escalando o pelotão e vencendo após uma batalha intensa com Max Verstappen, seu rival direto pelo título daquele ano. Para fechar o dia com chave de ouro, Hamilton emocionou o público ao erguer a bandeira do Brasil dentro do carro após a vitória, repetindo um gesto eternizado por seu ídolo Ayrton Senna.
“Com certeza aquela foi minha melhor corrida de todos os tempos e provavelmente a mais especial da minha carreira. Fiquei muito orgulhoso de segurar a bandeira no pódio. Cresci amando o Ayrton Senna”, disse Hamilton à época.

2022
Um ano depois, a Mercedes voltou a brilhar em Interlagos, desta vez com George Russell. Em sua primeira temporada como piloto titular da equipe, o britânico conquistou no circuito paulistano sua primeira vitória na Fórmula 1. Aos 24 anos, Russell largou da pole, manteve o controle da corrida de ponta a ponta e ainda registrou a volta mais rápida. Hamilton completou a dobradinha da equipe, com Carlos Sainz, então na Ferrari, em terceiro.
A prova também ficou marcada pelo toque entre Verstappen e Hamilton logo nas primeiras voltas, no famoso S do Senna, após a saída de uma bandeira amarela. O holandês precisou ir aos boxes e recebeu punição de cinco segundos, comprometendo totalmente sua corrida.

2023
Em uma temporada marcada pelo domínio de Verstappen, o vencedor do GP de São Paulo não poderia ser outro piloto. Já campeão antecipado, o holandês triunfou com autoridade e ainda estabeleceu um marco histórico: tornou-se o primeiro piloto a ultrapassar os 500 pontos em uma única temporada. A vitória foi a 52ª da carreira, superando Alain Prost e colocando Verstappen no quarto lugar entre os maiores vencedores da F1.
As emoções da corrida ficaram reservadas para os instantes finais na disputa pelo terceiro lugar no pódio. Sergio Pérez ultrapassou Fernando Alonso na penúltima volta e estava claramente mais veloz do que a Aston Martin, mas o espanhol conseguiu dar o troco. Na reta final, o mexicano abriu a asa móvel e colocou ao lado do carro do bicampeão mundial. No entanto, Alonso conseguiu garantir o terceiro lugar, passando apenas a 0,053 segundos à frente de Checo. Norris ficou com a segunda colocação.

2024
No ano passado, Interlagos foi palco de mais uma corrida épica. Com chuva e caos, Verstappen largou da 17ª posição e protagonizou uma escalada impressionante até a vitória, encerrando um jejum de cinco meses sem triunfos e se aproximando do tetracampeonato. O holandês mostrou todo o seu talento nas ultrapassagens e ainda contou com a sorte ao aproveitar uma bandeira amarela para trocar os pneus.
O domingo também entrou para a história da Alpine, que conquistou um pódio duplo inédito com Esteban Ocon e Pierre Gasly em segundo e terceiro, respectivamente. Foi a primeira vez em 30 anos que uma equipe francesa alcançava esse feito na Fórmula 1.

Leia também:
Estatísticas e curiosidades: conheça os detalhes da Fórmula 1 no Brasil
Desfile de homenagens: confira os looks já usados por Hamilton no GP de São Paulo
GP de São Paulo: 5 histórias para ficar de olho em Interlagos
Carro da primeira vitória de Senna no Brasil será leiloado por valor milionário






