O Brasil tem três torneios considerados os mais importantes que um clube pode disputar ao longo de uma temporada (aqui não está contado o Mundial, disputado apenas por quem já passou por muita coisa para chegar até lá). Estes torneios são o Brasileiro, a Copa Libertadores e a Copa do Brasil, que entra hoje na sua fase de quartas de final.
Do ponto de vista técnico, é o menos importante entre os três torneios. Menos jogos, apenas confrontos de mata-mata, embora há muitos anos tenha levado à extinção as zebras. Nas fases finais, só cachorros grandes têm participado.
Mas a realidade do futebol brasileiro se impõe. A disputa pelo Brasileiro é lugar para apenas alguns poucos clubes (ultimamente os mesmos de sempre) e a Libertadores é um torneio internacional, mas que também têm ficado nas mãos de poucos (os mesmos de sempre. O Fluminense em 2023 foi uma grata exceção).
Assim, a Copa do Brasil ganha enorme importância, também pela premiação generosa, característica apenas do Brasil para este torneio.
Toda esta introdução para falar que a bola começa a rolar na Copa do Brasil nesta quarta-feira e dá para apontar vários clubes que têm nela a principal chance de conquistar algo no ano. Galo e São Paulo que se enfrentam são dois casos. O Bahia é outro. O Corinthians, que tem problemas mais urgentes para se preocupar como o risco de rebaixamento, vê no torneio a chance de ter uma temporada menos
trágica.
Ao final da temporada, pouquíssimos clubes poderão bater no peito e exibir alguma taça. Assim, a Copa do Brasil, mesmo sendo a menos importante, vira gigante no calendário nacional.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BandSports.