A Red Bull chacoalhou o mundo da Fórmula 1 na manhã desta quarta-feira, 9, ao anunciar a demissão de Christian Horner, chefe da equipe desde a sua entrada na categoria, em 2005. Laurent Mekies, que estava na Racing Bulls, vai assumir o cargo do britânico no time austríaco.
Horner levou a Red Bull às suas maiores conquistas na F1, mas não resistiu à queda de rendimento da escuderia e aos conflitos internos, que chegaram ao seu ápice no ano passado com a acusação de assédio de uma funcionária contra o britânico. A empresa realizou uma investigação interna e decretou a inocência do dirigente, mas o estrago já havia sido feito e arranhado a liderança de Horner, que ainda se viu em embates por poder com Helmut Marko, consultor da RBR e homem forte dentro da estrutura da equipe, e vários desentendimentos com Jos Verstappen, pai do tetracampeão Max Verstappen, o último deles tendo acontecido no fim de semana do GP da Grã-Bretanha.
Além disso, a Red Bull saiu de um domínio absoluto da categoria, tendo vivido uma temporada praticamente perfeita em 2023, quando venceu 21 das 22 provas daquele ano, para a perda do Mundial de Construtores em 2024, apesar do quarto título consecutivo de Verstappen, e uma campanha completamente abaixo do esperado neste ano. Sem contar a perda de nomes pesados como o projetista Adrian Newey, que foi para a Aston Martin, e o diretor-esportivo Jonatha Wheatley, que se transferiu para a Sauber.
“A Red Bull dispensou Christian Horner de suas funções operacionais a partir de hoje [quarta-feira, 9 de julho de 2025] e nomeou Laurent Mekies como CEO da Red Bull Racing. Oliver Mintzlaff, CEO de Projetos Corporativos e Investimentos, agradeceu a Christian Horner por seu trabalho excepcional nos últimos 20 anos”, disse um porta-voz da empresa.
“Gostaríamos de agradecer a Christian Horner por seu trabalho excepcional nos últimos 20 anos”, acrescentou Mintzlaff. “Com seu comprometimento incansável, experiência, expertise e pensamento inovador, ele foi fundamental para consolidar a Red Bull Racing como uma das equipes mais bem-sucedidas e atraentes da Fórmula 1. Obrigado por tudo, Christian, você será para sempre uma parte importante da história da nossa equipe”, finalizou o executivo.
Atual diretor de corridas da Racing Bull, equipe irmã da Red Bull, Alan Permane será promovido a chefe de equipe da RB, como parte da reorganização gerencial dos dois times.






