Gabriel Bortoleto protagonizou sua melhor atuação na temporada de estreia na Fórmula 1 com a 12ª posição no GP da Espanha. O brasileiro chegou a figurar no top 10 em parte da corrida e ficou perto de somar os primeiros pontos na categoria, mas viu o resultado positivo escapar por uma decisão equivocada da Sauber.
Enquanto os adversários anteciparam as paradas nos boxes, a equipe optou por manter Bortoleto na pista por mais tempo, dando sinais de que poderia apostar em uma ousada estratégia de apenas um pit stop. A aposta, porém, não se concretizou. O brasileiro fez sua parada tarde demais e terminou fora da zona de pontos. Já o companheiro de equipe do brasileiro, Nico Hülkenberg, acertou a estratégia e cruzou a linha de chegada em quinto, conquistando o melhor resultado da Sauber desde 2022.
Após a prova, o chefe da equipe, Jonathan Wheatley, reconheceu o erro e não poupou elogios ao desempenho de Bortoleto. “Gabriel é um grande talento”, afirmou. “Fiquei muito impressionado com a maneira como ele lidou com essas três últimas corridas. Ele não tocou em um muro em Mônaco, ele melhorou seu ritmo em Mônaco. Foi uma abordagem muito madura.”
“E o mesmo aconteceu aqui [na Espanha]. Ele teve que conhecer o novo pacote aerodinâmico no sábado de manhã e ir direto para a classificação. E ele cumpriu o prometido, fez uma ótima corrida. Estávamos um pouco agressivos, esperávamos conseguir alguns pontos com ele, pensamos que, em algum momento, poderíamos fazer uma única parada, mas algumas peças caíram na direção errada e não conseguimos chegar lá com ele”, explicou.
Apesar da frustração, Wheatley fez questão de valorizar o trabalho da equipe e da dupla de pilotos no circuito da Catalunha. “Mas, sinceramente, o desempenho da equipe foi muito bom. Nico também provou a classe que tem e, sim, já me perguntaram antes, mas estou muito satisfeito com nossa dupla de pilotos”, reforçou.
Depois do bom resultado em Barcelona, a Sauber agora vai tentar manter o embalo no GP do Canadá, que terá cobertura completa do BandSports a partir do próximo dia 13.






