A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica e o Regulamento Específico do Campeonato Brasileiro de 2026, na noite de segunda-feira, 15. As regras reduziram o número de vagas para a Libertadores e aumentaram o limite de jogos para transferências.
Os quatro primeiros colocados no Brasileirão continuam com vaga direta na Libertadores. O quinto mantém a classificação para a fase preliminar. O sexto, porém, já vai para a Sul-Americana. Esta vaga do sexto colocado agora foi para vice-campeão da Copa do Brasil.
Inicialmente, os classificados à Sul-Americana vão do sexto ao 11º. Isso pode mudar dependendo da posição dos finalistas da Copa do Brasil e de um título brasileiro na Libertadores.
Qual é o limite de jogos para transferências no Brasileirão 2026?
A CBF também oficializou o aumento no limite de jogos de um atleta até ele poder se transferir de um clube para outro do Brasileirão. Em 2025, o limite era de seis jogos. Agora, será de 12 partidas.
Os jogos são contabilizados a partir da entrada do jogador em campo, como titular ou entrando em uma substituição. Se o jogador sair de um clube para outro do Brasileirão, ele não pode mais ir para uma terceira equipe do campeonato.
Cada clube poderá ter cinco jogadores que já atuaram por outras equipes no Brasileirão. É estabelecido o máximo de três atletas oriundos do mesmo clube.
Datas e jogos
O Brasileirão 2026 terá a primeira rodada nos dias 28 e 29 de janeiro. O atual campeão Flamengo estreará contra o São Paulo, no Morumbi. Já o Palmeiras, vice em 2025, começará o campeonato contra o Atlético-MG, na Arena MRV.
Os demais jogos da rodada inicial, sempre com o time à esquerda como mandante: Fluminense x Grêmio, Botafogo x Cruzeiro, Corinthians x Bahia, Mirassol x Vasco, Internacional x Athletico-PR, Coritiba x Red Bull Bragantino, Vitória x Remo e Chapecoense x Santos.
Já na segunda rodada há o primeiro clássico paulista. Será o duelo entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, no dia 4 ou 5 de fevereiro. Na sexta rodada, é a vez do Corinthians ir à Baixada Santista.
O primeiro Choque-Rei será na oitava rodada, com mando do São Paulo contra o Palmeiras. Os palmeirenses também serão visitantes no primeiro Dérbi, na 11ª rodada, na casa do Corinthians.
Os corintianos também têm o mando do primeiro Majestoso na 15ª rodada. Uma rodada antes, o Palmeiras recebe o Santos.
Um destaque é o confronto entre os dois times que mais disputaram o título do Brasileirão nos últimos anos. Flamengo e Palmeiras se enfrentam na 17ª rodada, no Rio. Já no returno, o duelo é na antepenúltima rodada (36ª), com potencial decisivo para o campeonato.
A pausa da Série A para a Copa do Mundo será de 2 de junho a 21 de julho. A edição do Brasileirão de 2026 é a primeira com o Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), o fair-play financeiro da CBF, no regulamento. As regras entram em vigor de maneira progressiva até 2029.
Primeira rodada do Brasileirão 2026
28 e 29 de janeiro:
Fluminense x Grêmio
Botafogo x Cruzeiro
São Paulo x Flamengo
Corinthians x Bahia
Mirassol x Vasco
Atlético-MG x Palmeiras
Internacional x Athletico-PR
Coritiba x Red Bull Bragantino
Vitória x Remo
Chapecoense x Santos
Última rodada do Brasileirão 2026
Prevista para 2 de dezembro:
Flamengo x Chapecoense
Vasco x Vitória
Santos x Botafogo
Palmeiras x Coritiba
Red Bull Bragantino x Fluminense
Cruzeiro x Internacional
Grêmio x Mirassol
Athletico-PR x São Paulo
Bahia x Atlético-MG
Remo x Corinthians






