Após conquistar o título de campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez, Lando Norris confirmou que vai adotar o número 1 em 2026.
O direito de usar a numeração é dada ao atual campeão. Desde 2022, o número vinha sendo utilizado por Max Verstappen, da Red Bull, que havia vencido os últimos quatro campeonatos. Mas agora a honraria passará a ser do piloto da McLaren, que deixará de usar o 4 na próxima temporada.
“É tradição [usar o número 1], está lá por um motivo. Está lá porque você pode tentar conquistá-la, e pode trabalhar duro para tentar conseguir”, disse o britânico à Sky Sports News.
“Todos nós, como equipe que tem um papel na McLaren, ou no meu carro, vamos poder usar isso com orgulho. São todos os meus mecânicos, meus engenheiros, todos que fazem parte da McLaren que também recebem esse reconhecimento. Então, não é para mim, é para eles também. É o orgulho deles, sabendo que colocaram muito trabalho e esforço em tudo, e que também podem dizer ‘somos o número 1’. Não é tão legal quando você diz ‘somos o número 4’, então eles ficarão ainda mais felizes do que eu!”, completou.
Os pilotos de F1 têm o direito de escolher o número que irão usar. Este privilégio foi adotado pela categoria desde 2014. De lá para cá, a grande maioria dos campeões decidiu utilizar o 1, a exceção foi Lewis Hamilton, que preferiu manter o 44 como sua “identidade”.
Prevendo que poderia perder o 1, Verstappen já havia revelado a numeração que gostaria de adotar a partir da próxima temporada. Antes do tetracampeonato, o holandês utilizava o 33, mas talvez apareça em 2026 com um novo número.
Lando se sagrou campeão no domingo, 7, após terminar o GP de Abu Dhabi na terceira colocação. O resultado fez com que o britânico terminasse o Mundial de Pilotos em primeiro lugar, com 423 pontos, apenas dois a mais que Verstappen, que venceu no circuito de Yas Marina, mas terminou o campeonato na vice-liderança. Já Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris, subiu ao pódio em segundo em Abu Dhabi e encerrou a temporada em terceiro lugar na classificação geral, com 410 pontos.






