Hugo Calderano foi eliminado na madrugada deste sábado, 4, em um dificíl duelo contra o chinês Peng Xiang, número 9 do mundo, nas quartas de final do Smash da China, em Pequim. O brasileiro se despediu do torneio após sofrer revés por 4 a 3, com parciais de 11/3, 3/11, 7/11, 11/6, 11/8, 7/11 e 6/11.
Esta foi a quarta vez que Calderano duelou com Xiang e o retrospecto segue equilibrado, com duas vitórias para cada lado. O brasileiro já havia vencido o anfitrião neste ano, em Incheon.
A derrota encerrou a busca de Hugo pelo primeiro título de Grand Smash no tênis de mesa. Neste ano, o carioca participou de três dos quatro grandes torneios, ficando pelas oitavas em Singapura e nas quartas, na Suécia. Ele não disputou a etapa nos Estados Unidos porque teve seu visto negado pelo governo norte-americano.
Mesmo com o resultado negativo em Pequim, Calderano tem feito sua melhor temporada da carreira. Em 2025, ele conquistou o título inédito da Copa do Mundo, foi prata no Campeonato Mundial e campeão dos WTT de Buenos Aires no individual e nas duplas e em Foz do Iguaçu, no Brasil.
Ainda no Smash da China, Hugo disputou as duplas mistas ao lado da namorada, a paulista Bruna Takahashi, e eles ficaram com a medalha de bronze após perderem a semifinal para os chineses Wang Chuqin e Sun Yngsha. Esta, no entanto, foi a melhor campanha dos mesatenistas em duplas nos Smashs.
Agora, Hugo se prepara para o o próximo desafio, que será no WTT Champions de Montpellier, na França, com início no próximo dia 28.






