Cabo Verde viveu um dia histórico nesta segunda-feira, 13, ao conquistar, pela primeira vez, a classificação para a Copa do Mundo. A seleção do arquipélago africano venceu Eswatini por 3 a 0, em Praia, e assegurou a liderança do Grupo D das Eliminatórias para a Copa de 2026, deixando o favorito Camarões fora da vaga direta — os camaroneses terão de disputar a repescagem.
Com o estádio lotado e clima de final, os cabo-verdianos dominaram o jogo, mas só definiram a vitória no segundo tempo, com gols de Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira. A festa tomou conta da capital, onde torcedores celebraram nas ruas o feito histórico.
Com a classificação, Cabo Verde se torna o segundo país menos populoso a disputar uma Copa do Mundo, com cerca de 525 mil habitantes. Apenas a Islândia, que participou do Mundial de 2018, tinha uma população menor — em torno de 300 mil pessoas na época.
Cabo Verde se torna a 22ª equipe garantida no Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. O país é também o terceiro estreante confirmado, ao lado de Jordânia e Uzbequistão.






