Com vaga garantida nas semifinais, após ganhar suas três partidas e conseguir nove pontos na tabela do Grupo B da Copa América Feminina 2025, o Brasil disputa com a Colômbia o primeiro lugar da chave nesta sexta-feira, às 21h. Se empatar o confronto, a Seleção Brasileira assegura a liderança. A rival só toma a posição em caso de vitória.
O elenco treinado pelo técnico Arthur Elias venceu com autoridade os três duelos disputados na competição. A campanha iniciou com o 2 a 0 sobre a Venezuela com gols de Amanda Gutierres e Duda Sampaio.
Na sequência, a seleção goleou a Bolívia por 6 a 0. Balançaram as redes Luany com dois gols, Kerolin com três e, novamente, Amanda Gutierres. Na última partida, a seleção canarinho superou o Paraguai por 4 a 1 e carimbou a classificação para as semifinais com uma rodada de antecedência e 100% de aproveitamento. Yasmin, duas vezes, Amanda Gutierres e Duda Sampaio marcaram. A paraguaia Claudia Martínez descontou ao fazer o primeiro gol sofrido pelo Brasil na competição.
A tabela do Grupo A do torneio é parecida. A Argentina também está na primeira colocação com os mesmos nove pontos do Brasil e a classificação confirmada. O Chile ocupa a vice-liderança com seis pontos. A segunda vaga ainda é disputada por Equador e Uruguai que dividem a terceira posição com quatro. Sem pontos conquistados, o Peru está eliminado da competição.
Próximos jogos
Em caso de classificação para as semifinais como primeiro do Grupo B, o Brasil joga na próxima terça, 29, às 21h, no estádio Casa Blanca. Se terminar como vice-líder da chave, a seleção canarinho entra em campo antes, na segunda, 28, às 21h, no mesmo local.
A grande final será no sábado, 2, às 18h, também no estádio Casa Blanca. Em caso de derrota na semifinal, a seleção brasileira disputa o terceiro lugar na sexta, 1º, às 21h, no palco que recebe a decisão do campeonato.
Maior vencedora e atual campeã da Copa América Feminina, com o título de 2022, a Seleção Brasileira busca a nona taça este ano. O escrete canarinho levou oito títulos nas nove edições disputadas desde 1991.
O Brasil já tem vaga assegurada para a próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027, por ser o país-sede, mas ainda tenta se garantir nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Para isso, a seleção canarinho precisa levantar a taça ou ficar com o vice-campeonato da Copa América.
*Com Agência Brasil






