A participação da Seleção Brasileira de Vôlei no Campeonato Mundial se encerrou nesta manhã de quinta-feira, 18. Após derrota para Sérvia por 3 sets a 0, na quarta-feira, 17, e vitória da República Tcheca com 3 sets a 0 sobre a China nesta quinta, a equipe se despediu do torneio com sua pior colocação em Mundiais, contando as equipes masculina e feminina.
A atuação apática do Brasil contra a Sérvia na quarta, 17, mostrou a fragilidade da equipe, que mesmo reagindo, não conseguiu alcançar o triunfo. Com parciais de 22/25, 20/25 e 22/25, o elenco encerrou sua participação na temporada de 2025 conquistando apenas a medalha de bronze na Liga das Nações (VNL, na sigla em inglês).
O Brasil entrou em quadra de luto e bastante abalado pela morte Maria Ângela Rezende, mãe deBernardinho e avó de Bruninho. Ela faleceu aos 90 anos no Rio de Janeiro, na quarta. O técnico, que possui anos de experiência, não escondeu a emoção dentro das quadras e foi confortado pelo seu elenco.
A seleção venceu duas primeiras partidas da competição realizada nas Filipinas, contra China (3 a 1) e República Tcheca (3 a 0), e estava encaminhando a classificação. No entanto, a vitória da República Tcheca sobre a China por 3 sets a 0 confirmou a eliminação no torneio. Caso houvesse um set ganho da China ou até mesmo do Brasil diante dos sérvios, a equipe de Bernardinho poderia sonhar com a próxima fase — o que não foi o caso. No Grupo H, a seleção ficou empatada com os mesmos pontos de Sérvia e República Tcheca, mas saiu perdendo pelo primeiro critério, que foi a diferença de sets.
Assim, a Seleção Brasileira ficou fora das 16 melhores equipes, terminando com uma das piores posições do masculino desde 1956, quando ficou em 11º lugar. A posição ainda será definida, já que outros grupos ainda não foram definidos. No momento, o Brasil está apenas na 17ª posição. No feminina, o pior resultado foi um 15º lugar, no ano de 1974.
A queda precoce encerra uma sequência positiva do Brasil nas últimas 11 edições, já que o país ficou fora dos quatro primeiros colocados apenas por uma vez (com a quinta colocação em 1994). No período, foram seis pódios de forma consecutiva, incluindo o tricampeonato nos anos de 2002, 2006 e 2010.






