A Seleção Brasileira masculina de vôlei conquistou a medalha de bronze da Liga das Nações 2025 (VNL, na sigla em inglês). Na madrugada deste domingo, 3, o Brasil bateu a Eslovênia de virada por 3 sets a 1, parciais de 23/25, 25/20, 25/23 e 25/19, em Ningbo, na China, e ficou com o terceiro lugar da competição internacional. Na final, a Polônia atropelou a Itália por 3 a 0 (25/22, 25/19 e 25/14) e se sagrou bicampeã.
Assim como em toda a competição, o oposto Alan novamente se destacou e foi o maior pontuador do Brasil, com 18 pontos, sendo 16 de ataque, um de bloqueio e um de saque. O central Matheus Pinta também foi um dos destaques do lado brasileiro no confronto com 11 acertos e vibrou com a conquista.
“Foram três anos longe da Seleção Brasileira lutando contra lesões. Eu estava desacreditado, teve a lesão do Judson que vinha muito bem, eu consegui entrar, suprir um pouco a ausência dele e ajudar a equipe a conquistar esse bronze. Essa temporada foi incrível, construímos essa medalha de bronze que vale ouro. Essa medalha veio para mostrar que o trabalho está sendo muito bem-feito. Agradeço ao Bernardo pela oportunidade e por ter acreditado no meu trabalho”, falou Matheus.
Campeão da VNL em 2021, o Brasil obteve sua segunda medalha na história da competição e tornou-se a sexta seleção a ter ido ao pódio em diferentes edições do torneio. Foi também a primeira medalha brasileira em uma competição de primeira linha do vôlei internacional desde o Mundial de 2022, quando ficou em terceiro lugar.
“Essa conquista é resultado de muito trabalho de toda a equipe e a comissão técnica que trabalham todos os dias para o sucesso. Passamos por muitos sacrifícios, temos um time novo, com peças experientes que estão nos ajudando muito. Depois do primeiro set, mudamos a chave, tentei entrar e dar uma energia diferente para o grupo. Conseguimos impor nossa tática, agora é trabalhar muito e pensar no Mundial”, comemorou o ponteiro Arthur Bento, de apenas 21 anos, que marcou nove pontos na partida.
A seleção masculina encerrou a participação na Liga das Nações com 13 vitórias em 15 jogos. Foi a primeira competição do time de Bernardinho no ciclo olímpico Los Angeles-2028. O próximo compromisso será o Campeonato Mundial, nas Filipinas, entre os dias 12 e 28 de setembro.
*Com Confederação Brasileira de Voleibol






