Gabriel Bortoleto avaliou como positivo o primeiro dia de atividades para o GP da Holanda, após a pausa de verão da Fórmula 1. O piloto brasileiro, que terminou em nono no TL1 e 13º no TL2, destacou a importância de recuperar rapidamente o ritmo e aproveitar as condições variáveis da pista.
“Foi um dia positivo, acho que o TL1 foi pegar mais ritmo, se acostumar após as férias de verão. No TL2 já foi diferente, porque tinha muita previsão de chuva, então a gente saiu desesperado com o pneu médio, depois colocamos o soft achando que ia chover para não perder tempo”, explicou ele em entrevista a Mariana Becker, repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes.
No segundo treino, a equipe precisou adaptar a estratégia após gastar os pneus mais cedo, priorizando um stint com ritmo de corrida. Mesmo sem a pista ideal, Bortoleto fez long runs para entender o comportamento do carro e trabalhar ajustes para a classificação.
“É uma pista difícil, porque tem zebras muito agressivas na saída. Se você sai um pouco demais, o carro começa a bater nelas e você perde o controle. Aqui é dois metros de grama e depois já é muro, então, aceita muito menos erros”, explicou o piloto.
Mesmo com a ameaça de chuva no segundo treino, Bortoleto conseguiu acumular quilometragem e trabalhar o acerto do carro visando à classificação. A Fórmula 1 volta na manhã deste sábado, 30, e o BandSports transmite o treino livre 3 a partir das 6h20 e a classificação para o GP da Holanda às 9h30 (ambos horários de Brasília).






