A terceira edição da Copinha Feminina terá a primeira campeã do torneio encarando uma finalista inédita na disputa pelo título. Na terça-feira, 16, Flamengo e Grêmio se classificaram para a decisão da competição sub-20, realizada em São Paulo.
A final será neste sábado, 20, às 18h, no estádio do Pacaembu.
O duelo opõe times que alcançaram decisões importantes na base em 2025, mas ficaram com o vice. O Flamengo perdeu o Campeonato Brasileiro Sub-20 para o Botafogo, enquanto o Grêmio foi superado pelo Corinthians na final do Brasileirão Sub-17.
O Grêmio foi quem carimbou primeiro o lugar na decisão da Copinha. As Mosqueteiras venceram o Santos nos pênaltis, por 5 a 3, após as equipes empatarem sem gols no tempo normal, no Centro Esportivo Recreativo Educativo do Trabalhador (CERET). Josi, goleira da Seleção Brasileira semifinalista da Copa do Mundo Sub-17 deste ano, foi destaque da classificação ao defender a cobrança da meia Gabs.
A vitória gremista mantém um tabu da Copinha Feminina: nenhum clube paulista – apesar de o torneio ser realizado em São Paulo – conseguiu chegar à decisão. Em 2023, a final envolveu Flamengo e Botafogo, com triunfo das Meninas da Gávea. Na edição seguinte, o jogo do título colocou Fluminense e Internacional frente a frente e o Tricolor das Laranjeiras ficou com o título.
Já o Flamengo terá a chance de manter outro tabu, que é o de apenas equipes cariocas conquistarem o torneio. A classificação para a final veio com vitória por 2 a 1 sobre o Inter, de virada, no Canindé. As Gurias Coloradas saíram na frente aos 9 minutos do segundo tempo, com a meia Joana. As Meninas da Gávea, porém, passaram à frente com dois gols de Brendha, marcados aos 30 e 34 minutos. A atacante é a artilheira da competição, com oito gols.






