Campeão mundial e número 1 do ranking, Henrique Marques conquistou nesta segunda-feira, 24, a medalha de ouro na categoria até 80kg no Grand Prix Challenge III, em Bangkok, na Tailândia.
O atleta subiu ao lugar mais alto do pódio após vencer o sul-coreano Geon-Woo Seo por 2 a 0. O caminho de Henrique até a final começou com a vitória sobre o chinês Junbo Zhao (2 a 0), pelas oitavas de final. Nas quartas, o brasileiro superou o dono da casa Thanathorn Saejo (2 a 0). Já na semifinal, o triunfo veio sobre Yodgorbek Zhuraboev, do Uzbequistão, por 2 a 1.
Ano de ouro para o brasileiro
Se 2023 e 2024 foram anos desafiadores para Henrique, com a descoberta de uma arritmia cardíaca que quase tirou o atleta do esporte e o falecimento de seu pai, Ari Fernandes, a temporada de 2025 já pode ser considerada a mais marcante da carreira do jovem de 21 anos.
No final de outubro, Henrique foi o primeiro homem brasileiro a ser campeão mundial e, no início de novembro, o resultado lhe rendeu a chegada ao primeiro lugar dos rankings mundial e olímpico.
Mais uma medalha para o Brasil
O ano de 2025 teve três etapas de Grand Prix Challenge: Charlotte, Muju e Bangkok. Na primeira, em junho, Maria Clara Pacheco foi campeã na categoria até 57kg, vencendo a heptacampeã chinesa Zongshi Luo. Em Muju, no mês de agosto, mais um ouro para Maria Clara, com vitória sobre a sul-coreana campeã olímpica Yujin Kim, e um bronze para Henrique Marques, que venceu Victor Rodrigues, dos Estados Unidos, na disputa pelo terceiro lugar.
*Com Confederação Brasileira de Taekwondo






