Acompanhar a Série B do campeonato nacional e as competições estaduais e regionais tem sido a preferência dos torcedores brasileiros quando comparada às principais ligas estrangeiras de futebol.
De acordo com pesquisa da Nexus, empresa de inteligência de dados, em colaboração com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a segunda divisão do Campeonato Brasileiro é de interesse de 45% dos espectadores, que a avaliam como ótima ou boa. Outros 23% a colocaram como regular, 8% a acham ruim e 24% não responderam.
O que mais se aproxima da Série B é o Campeonato Espanhol, avaliado por 41% como ótimo e bom, 15% regular, 6% ruim ou péssimo e 38% não opinaram. Já o Inglês obteve 40% de ótimo ou bom, 14% sendo regular, 6% ruim ou péssimo e 40% não responderam. Por fim, o Italiano ficou com 35% de ótimo ou bom, 19% regular, 6% ruim ou péssimo e 40% sem resposta.
“Isso demonstra a força do futebol nacional. Mais que bairrismo, é uma demonstração da popularidade do nosso Campeonato Brasileiro. Basta dizer que nos últimos 25 anos, tivemos 11 campeões diferentes”, comentou Samir Xaud, presidente da CBF.
“Nenhum outro campeonato sul-americano ou europeu tem essa variedade de vencedores, todos são concentrados em dois, três ou quatro times. Essa variedade e pujança expressam uma tradição brasileira, que produz grandes jogadores e elencos, que não se perpetuam nas conquistas, porque todo ano há desafios gigantes para quem quer se manter no topo”, concluiu o dirigente.
A pesquisa enfatiza o interesse pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro, que possui 66% de avaliação ótima ou boa, ficando à frente da Liga dos Campeões, com 54%. Apesar de bem avaliada, a Champions ficou atrás também da Libertadores, que foi escolhida como a melhor competição internacional por 64% dos entrevistados.
Já a Série A do Brasileirão teve a maior aceitação entre o público, especialmente na faixa etária de 16 a 24 anos com 77%, entre homens ficou em 79%, quem ganha mais de cinco salários mínimos totalizou 74% e pessoas com ensino médio fecharam em 72%.







