A Fórmula 1 chega às últimas etapas de 2025 com um enredo digno de cinema: Oscar Piastri e Lando Norris separados por um único ponto e uma McLaren decidida a não interferir no desfecho de uma das batalhas mais intensas da história recente da categoria. Enquanto Max Verstappen ronda a disputa, esperando algum deslize de olho no pentacampeonato, a equipe de Woking reafirma que o campeonato será decidido na pista, e não no rádio.
“Somos competidores. Somos a McLaren Racing. Estamos aqui para competir”, declarou Andrea Stella, chefe da equipe, ao podcast Beyond the Grid. “Concordei com o Zak Brown [CEO do time] sobre isso desde o primeiro dia. Somos competidores. Vamos encarar esse desafio como competidores. Também aceitaremos o desconforto que essa abordagem possa causar.”
A mensagem é clara dentro da equipe britânica: Norris e Piastri têm o mesmo direito de lutar pelo título. E, mesmo que isso signifique repetir o trauma de 2007, quando a rivalidade entre Lewis Hamilton Hamilton e Fernando Alonso abriu caminho para o título de Kimi Raikkonen com a Ferrari, a equipe prefere manter o mesmo roteiro.
“Prefiro fazer isso a dizer a um dos nossos pilotos, quando eles estão perto da liderança na classificação: ‘Eu sei que você sonha em ganhar o campeonato mundial, mas fizemos um sorteio e este ano não é a sua vez’. Esqueça. Não é assim que corremos. Se 2007 se repetisse, eu preferiria esse resultado a todos os outros que poderiam surgir se tivéssemos que favorecer alguém. Não faremos isso”, disse Brown.
“Estamos bem cientes de 2007. Dois pilotos empatados em pontos, um à frente. Mas temos dois pilotos que querem ganhar o campeonato. Estamos jogando no ataque, não na defesa. Prefiro dizer que fizemos o nosso melhor, nossos pilotos estavam em pé de igualdade, e o outro nos venceu”, acrescentou.
Restando apenas quatro etapas para o fim do campeonato, Norris lidera com 357 pontos, apenas um à frente de Piastri. Verstappen aparece logo atrás com 321 e pode embolar ainda mais a disputa no GP de São Paulo, que contará com a quinta sprint race da temporada. Norris vai largar na frente para a corrida curta deste sábado, 8.
“Se Max vencer no final deste ano, o importante para nós é que poderemos dizer que fizemos o nosso melhor, dentro da filosofia com a qual competimos. E se Max vencer este ano, então venceremos no ano que vem, unidos, como estamos agora”, finalizou Stella.
Leia também:
Bortoleto sonha com top 10 na estreia em Interlagos: “Estou totalmente preparado”
GP de São Paulo: confira a programação do BandSports e não perca nada da 21ª etapa da F1
Como chegar, previsão do tempo e mais: tudo o que você precisa saber para ir ao GP de São Paulo
Corridas épicas e vencedor inédito: relembre como foram os últimos GPs de São Paulo
Estreia em casa costuma ser desafiadora para pilotos brasileiros na F1; veja o histórico
Estatísticas e curiosidades: conheça os detalhes da Fórmula 1 no Brasil
Desfile de homenagens: confira os looks já usados por Hamilton no GP de São Paulo
GP de São Paulo: 5 histórias para ficar de olho em Interlagos
Carro da primeira vitória de Senna no Brasil será leiloado por valor milionário






