Um dos grandes nomes do esporte italiano, Nicola Pietrangeli não poupou críticas ao compatriota Jannik Sinner, atual número 2 do ranking da ATP, após o anúncio de que ele não participará das finais da Copa Davis deste ano. A decisão causou surpresa e polêmica, especialmente porque a competição será realizada justamente na Itália, país campeão das duas últimas edições.
O ex-tenista de 92 anos classificou a atitude de Sinner como uma enorme desilusão para o país. “É um grande tapa na cara do esporte italiano. Não entendo quando ele diz que foi uma decisão difícil. Estamos falando de jogar tênis, não de ir para a guerra”, afirmou Pietrangeli.
O bicampeão de Roland Garros ainda destacou o valor simbólico da Copa Davis para os atletas italianos e não escondeu a frustração com o que considera uma mudança de valores no esporte moderno.
“Quando se trata da Copa Davis, é o ponto mais alto da carreira. O objetivo de qualquer esportista é vestir a camisa azul. Infelizmente, sei que falo de outra época”, lamentou. “Espero que durante a Davis ele não vá jogar em outro torneio. Vejo que o mundo hoje se move por dinheiro, e o coração acaba ficando de lado.”
Sinner foi campeão da Davis nas duas últimas temporadas com a Itália e justificou a ausência na fase final deste ano para poder se preparar melhor visando ao início do calendário de 2026.
“Ganhei a Davis duas vezes. Minha equipe e eu decidimos isso porque a temporada de fim de ano é muito longa e preciso de uma semana extra de folga para começar a treinar mais cedo”, explicou o ex-número 1 do mundo.






