Em meio às negociações da renovação de seu contrato com a Mercedes, George Russell surpreendeu, desbancou a concorrência e faturou a pole para o GP de Singapura de Fórmula 1. Sob o forte calor no circuito de Marina Bay neste sábado, 4, o britânico cravou o tempo de 1min29s158 e garantiu o primeiro lugar do grid, deixando para trás Max Verstappen, da Red Bull, que vai largar em segundo após registrar 1min29s340.
Líder do campeonato, Oscar Piastri colocou a McLaren em terceiro ao fazer sua melhor volta em 1min29s524. Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, anotou 1min29s537 e vai largar ao lado do australiano no domingo, 5.
Companheiro de equipe de Piastri e vice-líder da temporada, o britânico Lando Norris vem tendo um fim de semana discreto até o momento e teve de se contentar com a quinta posição no grid depois de marcar 1min29s586. Lewis Hamilton, da Ferrari, vai partir ao lado compatriota, em sexto, ao marcar o tempo de 1min29s688. O heptacampeão escapou de sofrer punição e perder posições após investigação por causa de uma suposta infração de uma bandeira vermelha no TL3.
Charles Leclerc cometeu um erro em sua última tentativa e ficou em sétimo com o tempo de 1min29s784. O piloto da Ferrari vai dividir a quarta fila com Isack Hadjar, da Racing Bulls, que marcou 1min29s846 para conquistar a oitava posição.
O novato Oliver Bearman e o experiente Fernando Alonso completam o top 10. O britânico da Haas registrou 1min29s846 e vai largar em nono, com o bicampeão da Aston Martin em décimo, com 1min29s955.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, foi obrigado a tirar o pé por causa de uma bandeira amarela em um trecho do circuito de Marina Bay e teve sua última volta prejudicada, não conseguindo avançar ao Q2, ficando com o tempo de 1min30s820. Inicialmente, Bortoleto iria largar da 16ª posição no domingo, mas foi beneficiado pela desclassificação de Alexander Albon e Carlos Sainz, ambos da Williams, e pulou para 14º.
Albon e Sainz ocupavam, respectivamente, a 12ª e 13ª colocações no grid, mas tiveram seus tempos apagados por infringirem as regras técnicas do DRS e agora vão partir do fundo do pelotão. De acordo com comunicado da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os carros “excederam o limite máximo de 85mm nos dois lados da área externa da asa traseira o que vai contra o Artigo 3.10.10 g. do regulamento”.
A Band transmite o GP de Singapura neste domingo, 5, a partir das 8h30, e o BandSports exibe o VT às 19h.
Veja como ficou o grid de largada para o GP de Singapura:






