A Fórmula 1 confirmou neste sábado, 20, a permanência do Grande Prêmio do Azerbaijão em seu calendário até 2030, assegurando a continuidade de uma das etapas mais imprevisíveis e emocionantes da temporada.
Disputado nas ruas de Baku desde 2016, o circuito urbano às margens do Mar Cáspio se consolidou como palco de corridas repletas de ultrapassagens e reviravoltas. Com seis quilômetros de extensão, o traçado combina longas retas e curvas desafiadoras, incluindo a famosa passagem estreita junto às muralhas do centro histórico de Icheri Sheher, considerada uma das seções mais técnicas e arriscadas de toda a F1.
Desde sua estreia, o GP do Azerbaijão coleciona estatísticas que reforçam seu caráter imprevisível: foram sete vencedores diferentes em oito edições, com apenas Sergio Pérez conseguindo vencer mais de uma vez. Lewis Hamilton, Max Verstappen e o jovem Oscar Piastri também já triunfaram nas ruas de Baku – este último após superar uma intensa batalha com Charles Leclerc em 2024.
“Há uma energia incrível na cidade de Baku e, desde o nosso primeiro Grande Prêmio aqui em 2016, a Fórmula 1 tem recebido consistentemente uma recepção calorosa e entusiasmada do povo do Azerbaijão”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“O circuito é único, com trechos técnicos e longas retas que atravessam o litoral deslumbrante e o centro histórico, proporcionando uma corrida divertida e cheia de acontecimentos todos os anos. Esta renovação reflete a forte confiança e comprometimento entre a Fórmula 1, o Governo do Azerbaijão, os promotores e abre caminho para um futuro emocionante no país”, continuou o italiano.
O crescimento da popularidade do evento também impressiona. No último ano, o fim de semana em Baku atraiu fãs de mais de 70 países e registrou uma audiência global superior a 66 milhões de telespectadores.






