Lucas Chumbo, campeão mundial de ondas gigantes, registrou o recorde de maior onda surfada no Brasil. Na Laje da Jaguaruna, praia conhecida como a “Nazaré Brasileira”, em Santa Catarina, o surfista encarou uma parede de água de 14,82 metros no dia 30 de julho e bateu a marca anterior de 13,7m de Thiago Jacaré, alcançada no mesmo local.
“Eu nunca tinha visto ondas daquele tamanho no Brasil. Então, foi assim uma experiência incrível. Eu sempre sonhei viver um dia daqueles na Laje de Jaguaruna e aquela onda, por incrível que pareça, foi a minha primeira do dia”, comentou Chumbo em entrevista ao Jornal Nacional.
O surfista de Saquarema contou ainda que Jaguaruna o fez se lembrar de Nazaré, em Portugal, praia mundialmente famosa por suas ondas gigantes e onde ele foi campeão mundial em 2018.
“Eu só lembrava de Nazaré, aquela sensação descendo aquela montanha de água, aquela avalanche ali. Eu olhei para trás, já vi uma onda cabulosa assim, vindo, querendo me engolir”, falou Lucas.
“Realmente, quando desci aquela onda parecia que eu estava descendo uma onda em Nazaré. E teve um feeling de uma onda muito especial. Parecia que tinha 100 pés aquela onda, sabe? Era uma onda assim, muito especial mesmo, muita energia junto. Então fiquei muito feliz e muito grato”, finalizou.
De acordo com o oceanógrafo Argeu Vanz, da Epagri/Ciram, a formação da onda gigante aconteceu devido a um ciclone extratropical, que atingiu a costa de Santa Catarina no final do mês de julho e ocasionou a formação de ondas mais altas. O processo assemelhasse às ondulações da praia de Nazaré.






