Mesmo com a dominância masculina no universo do futebol brasileiro, as mulheres têm frequentado cada vez mais os estádios e acompanhado seus times de perto. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo O Globo/Ipsos-Ipec revelou que o Flamengo e São Paulo possuem a maior proporção feminina.
Entre as cinco maiores torcidas do Brasil, o Flamengo lidera em presença feminina, com 48% de sua torcida composta por mulheres. O São Paulo aparece logo atrás, com 45%. Na sequência, vêm Corinthians (43%), Palmeiras (40%) e Vasco (33%).
“O futebol sempre disse um grande “não” às mulheres, é um público rejeitado por muito tempo”, explicou a socióloga e pesquisadora do Laboratório de estudos em Mídia e Esporte da UERJ, Leda Maria da Costa.
A atenção especial ao público feminino tem ganhado espaço dentro dos clubes. Um exemplo é o São Paulo, que implementou um canal de denúncias, firmou parcerias com aplicativos de transporte exclusivos para mulheres em dias de jogo no Morumbi, abriu o estádio para a realização de exames durante a campanha do Outubro Rosa e também disponibilizou o local para acolher vítimas de violência.
Por outro lado, alguns clubes ainda apresentam baixos índices de representatividade feminina em suas torcidas. É o caso do Santos, com apenas 1% de torcedoras, frente a 3,1% de torcedores homens.






