Prestes a escrever um novo capítulo na história do rugby nacional, a Seleção Brasileira foi convocada para a inédita participação na Copa do Mundo de Rugby XV, que será realizada de 22 de agosto a 27 de setembro, na Inglaterra. O anúncio da lista ocorreu na tarde de segunda-feira, 28, em evento realizado no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
A base da equipe é composta por atletas que atuam nas duas principais versões do esporte: o rugby XV e o rugby sevens. Prova disso é que, dentre as 32 jogadoras selecionadas pelo treinador Emiliano Caffera, 11 já disputaram ao menos uma edição de Olimpíada, que adota o formato sevens. Destaques para Luiza Campos e Raquel Kochhann, ambas com três participações olímpicas, sendo que a última ainda foi porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura de Paris-2024.
“É difícil explicar com palavras o que representa essa convocação e essa participação na Copa do Mundo. Tudo o que temos conquistado mostra que o rugby do Brasil merece mais atenção. Será um grande desafio para nós, o rugby XV é bem diferente do sevens, é uma modalidade muito mais inclusiva e esta mistura torna essa seleção especial”, explicou Kochhann.
A seleção feminina vem se reunindo regularmente desde o início do ano para a realização de treinamentos e amistosos. De maio para cá, as Yaras passaram a treinar com 46 atletas. Oportunidade para Caffera promover alguns testes até chegar à lista final.
“As 32 convocadas são as melhores atletas que temos no Brasil atualmente e estou certo de que este grupo, além de fazer um bom papel na Copa do Mundo, tem muito a entregar ao rugby nacional nos próximos anos. Este Mundial é mais um passo para o desenvolvimento da modalidade no País”, explicou o treinador uruguaio, que comanda a Seleção Brasileira desde outubro de 2023.
As jogadoras viajam para a Inglaterra em 14 de agosto e fazem sua estreia na Copa do Mundo no dia 24, contra a África do Sul, em Northampton. Uma semana depois, em Exeter, a seleção enfrenta a França, enquanto a última partida da fase de grupos está marcada para 7 de setembro, diante da Itália.
Para a competição, o Brasil terá um uniforme exclusivo desenvolvido pela fornecedora de material esportivo Oneallsports. Se para os Jogos Olímpicos de Paris as camisas continham grafismos inspirados na arte dos povos indígenas, dessa vez o design é assinado por uma artista indígena, Auá Mendes, que resgatou símbolos da cosmologia tupi-guarani para representar a força e a ancestralidade das jogadoras.
“A participação do Brasil nesta Copa do Mundo é um marco histórico para a modalidade no País e a coroação de um trabalho que vem sendo realizado há muitos anos. Desenvolvemos um projeto que vai desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, que nos permitiu formar atletas de grande qualidade, capazes de classificar a seleção feminina para a maior competição do rugby mundial”, afirmou Alexandre Chiofetti, CEO da Brasil Rugby (federação brasileira da modalidade).
Esta será a décima edição da versão feminina da Copa do Mundo de Rugby XV. Realizada desde 1991, a competição contará pela primeira vez na história com a participação de uma seleção sul-americana.
Confira abaixo a lista de convocadas:
Pilares
Franciele Barros (Sporting, Portugal)
Giovana Mamede (Jacareí)
Pamela Soares Santos (Charrua)
Samara Vergara (Pasteur)
Taís Prioste (Bobigny, França)
Hookers
Isabela Gomes Saccomanno (São José)
Júlia Leni Lima (Curitiba)
Natália Jonck (Brothers, Austrália)
Segundas linhas
Ana Carolina Santana (Melina)
Dayana Dakar (Niterói)
Eshyllen Coimbra (c) (El-Shaddai)
Terceiras linhas
Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)
Íris Coluna (Poli)
Larissa Alves (Curitiba)
Larissa Henwood (Counties Manukau, Nova Zelândia | Kamaishi, Japão)
Letícia Medeiros (Jacareí / Bond University, Austrália)
Letícia Silva (Melina)
Mercelle Souza (El-Shaddai)
Scrum-halves
Aline Mayumi (Pasteur)
Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)
Luiza Campos González (Charrua)
Aberturas
Fernanda Tenório (El-Shaddai)
Maria Gabriel Graf (Brothers, Austrália)
Raquel Kochhann (Charrua)
Centros
Carolyne Katrine Pereira (Melina)
Edna Santini (São José | São Miguel, Portugal)
Giovanna Barth (Maringá)
Mariana Nicolau (São José)
Marina Fioravanti (Poli)
Pontas/Fullbacks
Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis)
Isadora Lopes (Melina)
Yasmim Soares (Melina)
*Com Rugby Brasil






