Iga Swiatek alcançou um marco inédito em sua carreira nesta quinta-feira, 10, ao garantir vaga na final de Wimbledon pela primeira vez. Com uma atuação dominante na quadra central do All England Club, a polonesa atropelou a suíça Belinda Bencic, 35ª do ranking, com parciais de 6/2 e 6/0, em apenas 1h12 de partida.
O confronto, que reuniu duas estreantes em semifinais do torneio londrino, teve superioridade de Swiatek desde os primeiros games. Com golpes potentes e controle absoluto do jogo, a ex-número 1 do mundo confirmou sua melhor temporada na grama e se colocou a uma vitória de conquistar o título inédito.
Apesar de seu domínio no circuito — são cinco títulos de Grand Slam, incluindo quatro em Roland Garros (2020, 2022, 2023 e 2024) e um no US Open (2022) —, Wimbledon sempre foi o ponto fora da curva no currículo da polonesa. No entanto, Swiatek parece ter feito as pazes com a superfície. Duas semanas atrás, ela chegou à final do WTA de Bad Homburg. Agora, está a um passo de conquistar o troféu mais tradicional do tênis.
Na final de sábado, 12, Swiatek enfrentará a americana Amanda Anisimova, cabeça de chave número 13, que despachou a número 1 do mundo Aryna Sabalenka na outra semifinal. As duas jamais se enfrentaram no circuito profissional, embora tenham se cruzado nas quadras ainda como juvenis — em 2016, com vitória de Swiatek.






